Como o South Summit Brazil entrou no “Grand Slam” dos VCs?

Wagner Lopes, country manager do South Summit Brazil, é o convidado do novo MVP | Foto: Startups
Wagner Lopes, country manager do South Summit Brazil, é o convidado do novo MVP | Foto: Startups

Você já se perguntou qual seria o “grand slam” dos eventos de inovação para o ecossistema brasileiro? Segundo o country manager do South Summit Brazil, Wagner Lopes, levou apenas três anos para que o evento em Porto Alegre conquistasse esse posto – e, segundo ele, essa informação veio de investidores que visitaram a conferência.

“Hoje o South Summit virou um ponto de encontro. Inclusive, recentemente um investidor brincou conosco, dizendo que participou do ‘grand slam da inovação’, indo no South by Southwest, Brazil at Silicon Valley e South Summit“, disparou Wagner, em entrevista ao Startups para o novo epísódio do podcast MVP.

Apesar do comentário um tanto hiperbólico, já que comparar eventos de tecnologia ao maior circuito de campeonatos de tênis do mundo parece um tanto forte, o fato é que o South Summit está consolidado na agenda nacional do venture capital. Para a edição 2025, a organização do evento espera passar da marca de mil investidores presentes, aumentando a marca anotada no ano passado.

“Ano passado foram 138 fundos presentes, com 35 deles sendo internacionais, e vieram mais de 900 investidores. Esperamos um crescimento de ambos os números e já confirmamos nomes internacionais como SoftBank, General Atlantic, Kaszek, Riverwood, além de diversos players nacionais. Além disso, além de conectar fundos com startups, queremos ajudar a conectar fundos com LPs – inclusive teremos um side evento focado nisso”, destacou Wagner.

Quanto ao número de visitantes, a expectativa da organização do evento é manter o número anotado no ano passado – algo em torno de 24 mil pessoas – até pelo fato que o Cais Mauá ainda passa por reconstruções, visto que no ano passado ele sofreu prejuízos com a enchente que abalou Porto Alegre e o Rio Grande do Sul em maio.

Segundo o country manager, a decisão por não buscar um público maior por enquanto serve para manter o evento focado na geração de negócios, deixando a parte de tendências e conteúdo para outras opções, como o Web Summit Rio, que acontece no fim de abril com a expectativa de levar cerca de 40 mil pessoas ao Riocentro. O South Summit em Porto Alegre será do dia 9 a 11 do mesmo mês.

Por falar em gerar negócios, com a presença em peso dos fundos, o plano do evento é se tornar uma grande vitrine não só para o ecossistema de inovação gaúcho, mas também reunir negócios inovadores de todas as partes do país.

“Posso garantir aos fundadores que não tem melhor lugar para uma startup estar do que em Porto Alegre, porque eles vão encontrar, simplesmente, todo o ecossistema de inovação, os investidores mais relevantes, os CVCs mais relevantes do mercado vão estar aqui com a gente”, destaca.

Para saber mais sobre o que esperar do South Summit Brazil 2025, assim como toda a mobilização que o ecossistema local está fazendo em torno da edição 2025 para “reerguer” a moral da economia gaúcha a partir do encontro, confira na íntegra o novo episódio do podcast MVP. Disponível no Spotify e YouTube.

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