Mulher é presa após circulação de vídeo que mostra o filho sendo usado como escudo durante abordagem policial em Santarém


Decisão judicial determinou a regressão cautelar de regime de Andria Gabriela, condenada por roubo qualificado, que deverá cumprir pena em regime fechado. Andria Gabriela e o companheiro foram levados após a abordagem policial
Gleilson Nascimento/g1
Uma mulher identificada como Andria Gabriela Chaves dos Santos foi presa na tarde desta sexta-feira (4), pela Polícia Militar, em cumprimento a um mandado expedido pela Vara de Execução Penal de Santarém, oeste do Pará. Andria foi condenada pelo crime de roubo qualificado e teve sua prisão decretada após decisão judicial que determinou a regressão cautelar de regime, retornando ao regime fechado.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A medida foi motivada pelo fato de Andria estar dando guarida a um homem que estava sendo procurado pela polícia, e devido a necessidade de conclusão de um processo disciplinar em andamento. A regressão de regime está prevista na Lei de Execução Penal e pode ser aplicada de forma cautelar a presos que cometam faltas graves.
Com a decisão, foram revogados o livramento condicional e todos os benefícios anteriormente concedidos, como a prisão domiciliar para tratamento de saúde, saídas temporárias e o chamado “semiaberto harmonizado”. A Justiça também anulou qualquer sentença de extinção de punibilidade pré-datada. A pena remanescente de Andria é de 21 anos e 8 meses de reclusão.
A prisão de Andria aconteceu um dia após a repercussão de um vídeo nas redes sociais, que mostra o momento em que o companheiro dela, identificado como Mário Jorge, coloca o filho dela (uma criança) como escudo para evitar ser preso. Nas imagens, registradas durante abordagem da Polícia Militar na quinta-feira (3), é possível ver Andria com uma tornozeleira eletrônica e Mário Jorge segurando a criança, enquanto o menino chora e implora para que a mãe não seja levada pelos policiais.
LEIA MAIS:
Suspeito usa criança como escudo para tentar impedir cumprimento de mandado de prisão em Santarém
Segundo a PM, Mário Jorge é suspeito de envolvimento em um assalto, no qual foi levado um cofre com mais de R$ 21 mil. Após a abordagem, o casal foi encaminhado à 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, e o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o caso da criança. Ainda na quinta-feira, Andria foi liberada, enquanto Mário Jorge permaneceu preso.
A situação ganhou novos desdobramentos nesta sexta, com a decisão judicial determinando a imediata prisão de Andria, que já foi conduzida novamente ao sistema prisional, agora para o cumprimento do restante da pena em regime fechado.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.