Estudantes de Etecs de SP conquistam mais de 4,5 mil vagas em universidades públicas

Estudantes de Etecs de SP conquistam mais de 4,5 mil vagas em universidades públicas

Milhares de estudantes formados pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começam a partir deste semestre uma nova etapa em suas jornadas de aprendizado, ao se destacarem nos processos seletivos de instituições públicas de Ensino Superior. Levantamento realizado junto a 133 unidades do Centro Paula Souza (CPS) mostra que os etecanos conquistaram 4.545 vagas em faculdades e universidades de diversas partes do país.

Desse total, 1.417 vagas foram alcançadas na primeira chamada do Provão Paulista Seriado, novo modelo de avaliação do Governo de São Paulo que permite acesso direto de alunos a cursos superiores gratuitos. Confira relação de vagas por unidade. Dos 3.128 aprovados nos demais processos seletivos, 1.864 estudantes foram admitidos em instituições públicas paulistas e 1.264, em faculdades de outros estados ou instituições federais.

“Além de inserir milhares de jovens no mercado de trabalho, as Etecs preparam e incentivam os estudantes a dar continuidade à vida acadêmica rumo à educação de nível superior”, avalia o diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias. “Este é apenas o começo de uma jornada cheia de descobertas e de aprendizado. Sabemos o quanto esses jovens estão preparados para abraçar os desafios que virão pela frente, com a mesma coragem e determinação que os trouxeram até aqui”, completa o vice, Maycon Geres.

No sentido horário, Felipe de Oliveira, Maria Luisa Xavier, Wesley Machado, Anna Matos, Munir Youssef e Amanda Lima l Foto: Divulgação

Tecnologia

Segundo levantamento recente do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), administradores de base de dados, desenvolvedores de softwares e de páginas de internet aparecem ao lado de médicos, engenheiros e economistas na lista das profissões com nível superior mais bem pagas e com maior taxa de crescimento de salários.

De olho nesta tendência, Munir Youssef optou por uma graduação em área semelhante à do Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que cursou na Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi, localizada em Atibaia, na Região de Campinas. Ele foi o primeiro colocado no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, para o curso de Engenharia de Software. “Sempre gostei da área de tecnologia. Os conhecimentos correlatos que adquiri na Etec estão me ajudando muito na faculdade”, afirma o estudante.

No processo seletivo das Fatecs, o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas emplacou sete turmas entre os dez cursos mais concorridos, chegando a 25,56 por vaga, na Fatec São Paulo, na Capital. A formação também foi a mais disputada do último Provão Paulista Seriado, com 798 candidatos por vaga, em Americana.

Arthur Dantzger, formado no Ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, na Etec Ferrucio Humberto Gazzetta, localizada em Nova Odessa, enfrentou a concorrência e foi aprovado. “Escolhi a opção mais próxima da área de que já tinha conhecimento e familiaridade”, explica Arthur. Ele conta que a conquista é fruto de muito estudo online e do acompanhamento dos professores da Etec. “Minha professora de biologia me ajudou com a matéria que eu tinha mais dificuldade, e a de português, me ensinou muito bem a fazer redações.”

Tradição

Etecanos destacam-se ainda em carreiras consideradas mais tradicionais. Formado no Ensino Médio integrado ao Técnico em Serviços Jurídicos, na Etec Getúlio Vargas, da Capital, Arthur Andrade escolheu seguir pela mesma área na graduação. E foi em grande estilo: está cursando Direito na Universidade de São Paulo (USP), a renomada “Sanfran”, no Largo de São Francisco, uma das mais concorridas na área, com 20,5 candidatos por vaga para o primeiro semestre de 2025.

Já Maria Luisa Xavier, formada no Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, da Etec de Santa Isabel, localizada na Região Metropolitana da Capital, também optou por realizar o sonho de estudar Direito, mas além-mar. Depois de passar por processos seletivos que duraram cerca de dois meses, que envolveram provas orais e escritas em português e inglês, a jovem foi aprovada nas Universidades de Coimbra, de Portugal, e Oxford, da Inglaterra.

“Meu pai foi meu maior motivador. Trabalhando como motorista particular, a vida toda ele teve contato com pessoas de alto poder aquisitivo, cujos filhos tinham muitas oportunidades. Por isso, sempre quis o mesmo para mim. Me incentivou a estudar inglês desde cedo”, conta Maria Luisa. A vaga na instituição portuguesa permanece reservada para a estudante, que ainda avalia a possibilidade de viver fora do Brasil.

Na Etec Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, Amanda Lima é mais uma estudante que passou em Direito, na USP, e Wesley Machado, em Medicina, na mesma instituição, enfrentando a concorrência de 96,5 candidatos por vaga. Já Amanda Garcia, ex-aluna da Etec Profª Ilza Nascimento Pintus, de São José dos Campos, foi aprovada em Odontologia, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), com 11,9 candidatos por vaga na cidade.

Números

Apesar de ser o terror de muitos estudantes, alguns optaram por tentar uma carreira voltada à Matemática. Ex-aluno do Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias, da Etec Dr. Celso Charuri, de Capão Bonito, Felipe de Oliveira foi selecionado para estudar no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Com quatro anos de duração, o bacharelado oferecido pelo Impa, no Rio de Janeiro, tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação.

Já Gabriela Monteiro, formada no Ensino Médio integrado ao Técnico em Química, na Etec Prof. José Carlos Seno Junior, de Olímpia, e aprovada para diversos cursos na área de exatas, como Estatística e Ciência de Dados, optou por fazer Matemática Aplicada aos Negócios, na USP de Ribeirão Preto. “Escolhi esse curso porque tenho interesse em atuar no ramo corporativo. A formação ajuda a desenvolver diversas habilidades em áreas como finanças e computação”, justifica a estudante.

Futuros tecnólogos

Centenas de jovens mostraram que confiam na qualidade do ensino das Fatecs – as faculdades com maior número de estudantes aprovados: 690. Entre os exemplos, está Anna Clara Matos, selecionada para Comércio Exterior, na Fatec Guarulhos. “Tenho interesse em conhecer e entender mais sobre essa área, tanto pela importância estratégica para os países e suas relações internacionais, quanto pelo mercado de trabalho, que é muito abrangente”, comenta a estudante.

Formada no Ensino Médio integrado ao Técnico em Recursos Humanos, da Etec Profª Luzia Maria Machado, de Arujá, ela vislumbrou na Fatec uma oportunidade para rápida inserção no mercado de trabalho. “Logo nestes primeiros dois meses de aula, já assisti a palestras de empresas da área de Comércio Exterior que agregaram bastante ao conhecimento passado pelos professores”, comemora Anna.

Segundo levantamento da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, neste primeiro semestre de 2025, mais de 1,1 mil estudantes das Etecs ingressaram nas Fatecs pelo formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que permite concluir os Ensinos Médio, Técnico e Superior em até cinco anos e meio, sem necessidade de novo processo seletivo para entrar na faculdade.

Tríplice coroa

Alguns estudantes comemoraram a tão sonhada trinca, sendo aprovados na Unesp, Unicamp e USP. Um deles foi o ex-aluno da Etec Bento Quirino, de Campinas, Pedro Lima. “Decidi fazer Economia na Unicamp, para ficar mais perto de casa. É o curso que mais se relaciona com a minha primeira opção, que foi Administração na USP”, relata Pedro.

Outros selecionados para as três universidades públicas paulistas são Luiz de Araújo (Etec Comendador João Rays, de Barra Bonita); Gabriel Guerreiro, Giovanni Lemos, Luís Mathias, Marco Thomazini e Thiago Faria (Etec Conselheiro Antônio Prado, de Campinas); Dayane da Silva (Etec Jardim Ângela, da Capital); Nicolly Novais (Etec Mandaqui, da Capital); Murilo Santos (Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis); Gabriela Monteiro (Etec Prof. José Carlos Seno Junior, de Olímpia); Raissa Pinheiro e Raul Bertolla (Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba); e Flavia de Souza (Etec de Vargem Grande do Sul).

Primeiros lugares

O esforço e a dedicação aos estudos levaram vários jovens a serem aprovados em primeiro lugar em seus cursos, além do já citado Munir Youssef, que liderou o processo seletivo de Engenharia de Software, no IFSP de São Carlos.

Entre os primeiros estão Júlio Ferreira, Nutrição na Universidade Federal do Paraná – UFPR (Etec Profª Ilza Nascimento Pintus, de São José dos Campos); Ronaldo Teixeira, em Ciências Contábeis, e Thaisy Carlos, em Zootecnia, ambos na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS (Etec de Santa Fé do Sul); Francisco Macedo, Medicina Veterinária, na Universidade Estadual do Norte do Paraná – Uenp (Etec Profª Terezinha Monteiro dos Santos, de Taquarituba); e Geovana Crisostomo, Administração, na UFMS (Etec Profª Nair Luccas Ribeiro, de Teodoro Sampaio).

Confira aqui o número de aprovados por Etec.

O post Estudantes de Etecs de SP conquistam mais de 4,5 mil vagas em universidades públicas apareceu primeiro em Agência SP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.