Duran Lantink é o novo diretor criativo da Jean Paul Gaultier 

A grife francesa Jean Paul Gaultier anunciou nesta terça-feira (15.04), que o estilista holandês Duran Lantink, 38 anos, é o novo diretor criativo da marca. 

Ele é o primeiro sucessor do estilista fundador da casa, conhecido como o L’enfant Terrible de la Mode. O couturier se aposentou em 2020. De lá para cá, a etiqueta, pertence ao grupo espanhol Puig, que detém grifes como Carolina Herrera, Nina Ricci, Rabanne e Dries Van Noten, promoveu desfiles assinados por novos estilistas selecionados. 

Leia mais: Jean Paul Gaultier por Ludovic de Saint Sernin

“Jean Paul Gaultier é um gênio e parte de uma geração que abriu portas para que pessoas como nós pudessem atravessá-las livremente e ser quem são sem precisar pedir desculpas”, afirmou Duran Latink, em comunicado no perfil da marca no Instagram. 

“Vejo nele (Duran Latink) a energia, audácia e espírito lúdico por meio da moda que eu tinha no começo da minha jornada: o novo enfant terrible da moda”, escreveu o próprio Gaultier. 

A marca havia encerrado a sua linha de ready-to-wear em 2014. Nas décadas seguintes, cruzou a passarela apenas com a alta-costura da Maison, continuada por colaborações com Ludovic de Saint Sernin, Nicolas di Felice, Simone Rocha, Haider Ackermann, Glenn Martens e Chitose Abe. 

Leia mais: Jean Paul Gaultier por Nicolas di Felice 

A Jean Paul Gaultier reativou o prêt-à-porter tempos depois, e também por meio de coleções cápsulas em dobradinha. Entre elas, com a stylist Lotta Volkova, com a marca Ivy Park, de Beyoncé, e com o estilista estadunidense Shayne Oliver, cofundador da Hood by Air. 

Conhecido pelo interesse na silhueta humana e abordagem irreverente sobre papéis de gênero, Duran  é formado pela Gerrit Rietveld Academie e pelo Sandberg Instituut, de Amsterdã. Em 2024, foi  vencedor do prêmio Karl Lagerfeld do LVMH. 

Famoso por ter desenhado as calças em formato de vulvas usadas pela cantora Janelle Monáe no clipe da música “Pink”, de 2018, já vestiu também estrelas pop como Beyoncé, Billie Eilish e Doja Cat. 

A primeira coleção de prêt-à-porter de Duran Lantink é esperada para o dia 25 de setembro, durante a semana de moda de Paris, e a coleção de estreia na alta-costura está prevista para o mês de janeiro de 2026. 

Leia também: A trajetória de Jean Paul Gaultier 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.