Café Nice, em BH, anuncia revitalização para não fechar as portas; veja mudanças


Cafeteria, localizada na Praça Sete, é uma das mais tradicionais da capital e diz que foi afetada pelo ‘esvaziamento’ do Centro. Fachada do Café Nice, no Centro de Belo Horizonte
Luiz Santana/ALMG
O Café Nice, umas das mais tradicionais cafeterias de Belo Horizonte, anunciou que vai passar por uma reformulação. Segundo os donos, as mudanças são necessárias para evitar que o negócio feche as portas.
Localizado na Praça Sete, o estabelecimento, que tem 85 anos de história, luta para sobreviver ao “esvaziamento” do Centro da capital mineira, dizem os proprietários. Por isso, a nova proposta não busca apenas revitalizar o espaço, mas preservar a memória da cidade.
“A proposta é restaurar o espaço com pequenas adaptações, feitas a partir da demanda dos proprietários, e de fotos históricas da casa, com o objetivo de fomentar e preservar o valor histórico da casa para os moradores de Belo Horizonte e toda a região”, afirmam os organizadores do projeto.
Projeto de revitalização
A revitalização tem um custo total estimado em R$ 280 mil — uma parte do valor será arrecadada com a ajuda de empresas e investidores culturais, e a outra, via financiamento coletivo.
Projeto de reforma do Café Nice
Divulgação/Café Nice
O projeto prevê que o dinheiro seja usado em cinco eixos. São eles:
Comunicação: desenvolvimento da identidade visual, produção de conteúdos, gestão da campanha e engajamento da comunidade até a reabertura.
Reforma da casa: manutenção da estrutura original, restauração dos equipamentos antigos e melhorias operacionais, sempre preservando a arquitetura histórica do Nice.
Subsídio e operação: garantia de suporte para o funcionamento do espaço durante a fase de transição que tem a estimativa de duração em período de seis meses desde o início do projeto.
Produtos personalizados: produção das recompensas da campanha, como canecas e camisetas do Nice.
Manutenções específicas: cuidado especial com itens essenciais para a operação do café, como equipamentos históricos que precisam de manutenção especializada.
“Em vez de reclamar das barreiras, o projeto convida a comunidade a arregaçar as mangas e escolher uma batalha pela qual vale a pena lutar. É muito mais valioso manter uma porta aberta do que acumular likes por um lugar que se foi”, destacam os organizadores.
História
Registros históricos do Café Nice
Divulgação/Café Nice
Inaugurado em 1939, a trajetória do Café Nice se confunde até mesmo com a história de Belo Horizonte. Principalmente entre as décadas de 1940 e 1950, o local foi um ponto de encontro de políticos e personalidades.
A cafeteria está localizada no coração de BH, é decorada com fotos antigas e, através de um longo balcão, oferece café passado no coador, pão de queijo, creme de ameixa, salgados, sanduíches, omeletes e outras delícias mineiras.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.