Explore Ímola, a cidade planejada por Leonardo da Vinci no século XV

plano urbano Ímola de Leonardo Da Vinciplano urbano Ímola de Leonardo Da Vinci

Certamente você já ouviu falar de Ímola, em Emília-Romanha, no norte da Itália, mundialmente famosa por seu autódromo de Fórmula 1. Mas poucas pessoas sabem sobre o passado rico e fascinante dessa cidade, que, aliás, foi marcado pela genialidade de Leonardo Da Vinci. Inclusive, foi o artista que desenhou seus primeiros mapas ainda no século XV – e com uma precisão geométrica e escala proporcional que dão inveja aos mais renomados profissionais da cartografia atual. 

plano urbano Ímola de Leonardo Da Vinci
Imagem reproduzida de https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:LEONARDO.JPG

O que o gênio renascentista queria era conceber a “cidade ideal”, que pudesse separar pedestres e veículos, um conceito visionário que, embora nunca construído, demonstra a preocupação que já se tinha com a organização espacial e a qualidade de vida urbana. Enfim, o mapa de Ímola influenciou gerações de engenheiros e estrategistas europeus, moldando a história do planejamento urbano e militar por todo o continente. Te contamos mais sobre essa história no artigo a seguir, do Engenharia 360.

O que motivou Da Vinci a desenhar o mapa de Ímola

Leonardo da Vinci sempre foi muito admirado por sua genialidade multifacetada. Além de pintor, ele também era um cientista curioso, contribuindo demais para os estudos de arquitetura e engenharia. O artista trabalhou em diversos projetos urbanos. Por exemplo, durante o século XVI, a região onde está localizada Ímola era uma área de muita efervescência cultural e transformações políticas na Itália. E foi neste ponto do mundo que Leonardo concebeu e produziu um dos primeiros mapas urbanos modernos da história.

Diferente do que se via até então, os desenhos de Leonardo Da Vinci não eram meras representações rudimentares e imprecisas, mas o testemunho de uma mente analítica que conseguiu transcrever, de forma muito precisa, aquilo que observava ou o que idealizava. Tanto é que os desenhos que ele fez dessa cidade italiana apresentavam uma riqueza de detalhes impressionantes – sobretudo para o período.

plano urbano Ímola de Leonardo Da Vinci
Imagem de Web Gallery of Art em Wikipédia – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Leonardo_da_vinci,_Town_plan_of_Imola.jpg

Todo esse trabalho de Da Vinci, desenvolvido no ano de 1502, foi a mando de César Borja, uma figura proeminente e temida do setor militar, supostamente filho ilegítimo do Papa Alexandre VI; no fundo, o objetivo era demarcar território. Para cumprir a tarefa com eficácia, o artista optou por começar desenvolvendo a vista aérea de Ímola (em visão panorâmica e abrangente da cidade) – o que, na verdade, era algo incomum naquele tempo. Ele se valeu de instrumentos próprios e cálculos matemáticos complexos para representar a cidade com fidelidade e proporção. E tal abordagem foi considerada inovadora e sem precedentes.

Resumindo, Bórgia, com sua diplomacia astuta e força brutal, conquistou diversas cidades e coube a Leonardo da Vinci a função de engenheiro militar, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento dessas novas possessões.

plano urbano Ímola de Leonardo Da Vinci
Rocca Sforzesca – Imagem de Studio Coop inc. em Wikipédia – https://it.m.wikipedia.org/wiki/File:Imola_%E2%80%93_La_Rocca_%28xilografia%29.jpg

O plano urbano de Leonardo Da Vinci para Ímola

A cidade de Ímola experimentou várias transformações ao longo dos séculos; mesmo assim, os traços de Leonardo Da Vinci ainda permanecem visíveis no seu centro histórico. Por exemplo, a estrutura radial das principais vias – outro conceito urbanístico bastante avançado para época. Também um dos principais pontos focais imponentes do desenho original, a Rocca Sforzesca, uma fortaleza renascentista. E, para completar, praças e rotas preservadas nas suas localizações originais, revelando a durabilidade de seu projeto.

O mapa de Leonardo é considerado hoje um tesouro da Royal Collection Britânica; cópias podem ser encontradas em museus e exposições ao redor do mundo. Na Idade Média, ele foi utilizado para orientar decisões militares, traçar o posicionamento de tropas e identificar pontos vulneráveis, além de informar o planejamento urbano e administrativo territorial. Então, podemos concluir que o seu mapa era mais do que uma representação cartográfica, mas um instrumento de poder, capaz de influenciar estratégias de combate e moldar o desenvolvimento urbano italiano.

Se você tiver curiosidade de saber mais sobre essa história, pode participar de visitas turísticas temáticas em Ímola, que estimulam os turistas a percorrer os passos de Da Vinci e descobrir os segredos do seu mapa, conhecendo assim um pouco da história da cidade sobre a sua perspectiva.

O legado de Da Vinci para a Engenharia Urbana

Séculos já se passaram desde que Leonardo Da Vinci traçou as primeiras linhas do desenho do mapa de Ímola. Como dissemos antes, apesar de todas as transformações sociais, econômicas e tecnológicas que a cidade passou, ainda é possível reconhecer no traçado das ruas um pouco do plano urbano idealizado pelo artista renascentista. A organização parece bem incomum se comparada às cidades da mesma época, com a facilidade do fluxo de pessoas e mercadorias, e até mesmo uma lógica estratégica em termos de defesa.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Geopizza • Rodrigo Zottis (@geopizza)

Concluindo, Da Vinci não apenas antecipou princípios de planejamento urbano que só seriam plenamente explorados séculos depois, mas também deixou um legado de inovação e pensamento analítico que perdura na forma como concebemos e construímos nossas cidades.

Veja Também: A Revolução Robótica por Leonardo da Vinci


Fontes: Correio Braziliense, MSN.

Imagem de capa: https://de.wikipedia.org/wiki/Rocca_Sforzesca_di_Imola#/media/Datei:Rocca_imola2.jpg

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.