Decisão do governo federal sobre pesca da corvina pode afetar indústria de SC

Pesca da corvina

Decisão do governo federal sobre pesca da corvina pode afetar indústria de SC – Foto: Sindipi/Divulgação

No último dia 17 de abril, em uma reunião do Conape (Coletivo Nacional de Aquicultura e Pesca), a corvina foi apresentada como “vulnerável” na lista de espécies ameaçadas de extinção. A decisão pode trazer impactos industriais significativos, já que a pesca da espécie é a mais importante de Santa Catarina.

Conforme o Sindipi (Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região), anteriormente, a corvina era considerada como LC (menos preocupante). Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do sindicato, afirmou em vídeo que a espécie não se encontra em situação vulnerável.

Sindipi diz ter plano de gestão para preservação da espécie

A Sindipi diz ainda que, desde 2022, tem alertado o governo federal e solicitado um plano de gestão para garantir a preservação da espécie e a continuidade da atividade pesqueira.

Em março, durante a 3ª Reunião Extraordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Demersais das Regiões Sudeste e Sul (CPG Demersais SE/S) o Plano de Gestão da Corvina foi aprovado. Mas até agora, o documento ainda não foi publicado.

Decisão do governo federal sobre pesca da corvina pode afetar indústria de SC – Foto: Sindipi/Divulgação

Segundo o sindicato, o anúncio da nova categorização do recurso voltaria a colocar em risco a pesca da corvina, embora não oficializada. A equipe técnica do Sindipi solicitou na reunião ao MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) a reavaliação da espécie com aporte de novos dados.

Embora já tenha sido aprovado do CPG, a partir da publicação da corvina na lista de espécies ameaçadas, o Plano de Gestão pode ser transformado em Plano de Recuperação, o que o colocará sob responsabilidade exclusiva do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima).

Pesca da corvina é a mais importante de Santa Catarina – Foto: Arquivo/Anderson Coelho/ND

“Nós estamos encaminhando os dados atualizados para o Ministério da Pesca para que possamos manter num plano de gestão para se tornar uma pesca totalmente sustentável. Então, nessas condições, nós queremos, sim, cada vez mais fortalecer o setor sem prejudicar a captura”, diz Agnaldo.

O sindicato afirmou estar mobilizado para auxiliar o MPA na revisão dos dados e garantir que o Plano de Gestão da corvina seja implantado.

Veja vídeo do presidente do Sindipi sobre pesca da corvina


Presidente do Sindipi fala sobre pesca da corvina – Vídeo: Sindipi/Divulgação

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.