Governo de SP adota ferramenta digital para ouvir pacientes e aprimorar atendimento do SUS

Governo de SP adota ferramenta digital para ouvir pacientes e aprimorar atendimento do SUS

O Governo de São Paulo inicia nesta segunda-feira (28) a implantação de uma nova ferramenta para pacientes avaliarem o atendimento hospitalar oferecido durante a internação, com propostas de melhorias no serviço da rede estadual. O Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, será o primeiro a adotar o serviço, que será realizado com envio de mensagem no celular e e-mail aos pacientes para responder à pesquisa de satisfação da Ouvidoria Geral do SUS.

O lançamento é realizado no mês de conscientização sobre a qualidade e segurança do paciente e reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a escuta ativa de pacientes, familiares e da comunidade. A ferramenta digital foi desenvolvida pela Pasta para coletar críticas, sugestões e avaliações de forma simples, segura e acessível.

Nos próximos meses, a ferramenta será implantada em todas as unidades da SES-SP, contemplando todos os tipos de atendimento. Os resultados coletados serão analisados pela Ouvidoria e pelo Programa Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente.

Como participar?

O paciente atendido em uma unidade estadual de saúde vai receber uma mensagem por WhatsApp ou e-mail cadastrados, contendo seu nome completo, a data de alta e o nome da unidade onde foi atendido. Após a confirmação dessas informações, ele poderá avaliar a qualidade do atendimento. Também será questionado se houve cobrança de qualquer valor durante o atendimento e, caso a resposta seja positiva, será encaminhado à Ouvidoria para formalizar uma denúncia.

Ao final, será solicitada uma nota de 0 a 10 sobre o atendimento recebido no SUS. Caso a nota seja inferior a 6, o paciente será encaminhado ao site da Ouvidoria para incentivar o registro de uma manifestação.

Todos os dados são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), n°13.709/2018 e as respostas não serão divulgadas. A iniciativa começa nesta segunda-feira (28/4), com os pacientes que receberem alta hospitalar no Hospital Guilherme Álvaro.

Como saber que não é golpe?

Para prevenir golpes, as mensagens serão enviadas pelos canais oficiais da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do número (11) 3066-8259 ou e-mail [email protected] .

Se receber uma mensagem com alguma divergência de informação sobre alta ou unidade de atendimento, denuncie no portal: ouvidoria.saude.sp.gov.br.

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