Adaptação do varejo ao Split Payment gera oportunidades de crescimento para fintechs

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A exigência da reforma tributária para o comércio eletrônico e serviços digitais, que inclui a implementação do Split Payment — divisão automática de pagamento de impostos no ato da compra — está criando uma oportunidade de crescimento significativo para o setor de fintechs. De acordo com a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), estima-se que o comércio eletrônico e os serviços digitais terão que investir até R$ 5 bilhões para adaptar seus sistemas e cumprir essa nova obrigatoriedade.

O Split Payment, como detalhado pela camara-e.net, vem como uma exigência fundamental da reforma, visando tornar mais eficiente e transparente o processo de tributação. Contudo, esse processo representa um desafio financeiro e logístico, que tem gerado incertezas no mercado. No entanto, essa mudança também representa uma grande oportunidade para as fintechs, que, com soluções inovadoras, estão conquistando novos clientes e ajudando empresas a reduzir os custos relacionados à implementação do sistema.

O estudo realizado pela camara-e.net em parceria com a consultoria GMattos, que detalhou os custos de adaptação do comércio eletrônico, levou em consideração o porte das empresas, o volume de transações e a complexidade dos sistemas de cada setor. A adaptação envolve o desenvolvimento de novos sistemas, a atualização das plataformas existentes, a integração com órgãos governamentais e o treinamento de pessoal especializado.

Segundo Eduardo Sgobbi, CEO do EDAN FINANCE GROUP, algumas fintechs já haviam antecipado a necessidade do Split Payment antes da reforma tributária. As soluções desenvolvidas para proteger os clientes do risco de bitributação podem agora ser adaptadas rapidamente. “O que faltaria, neste caso, seria a integração com os órgãos reguladores, mas até mesmo para essa conexão, o uso de APIs pode facilitar a adaptação, tornando o processo menos oneroso”, explica Sgobbi.

O EDANPAY, plataforma de meios de pagamento do EDAN FINANCE GROUP, já oferece a solução de Split Payment desde 2021. Atualmente, mais de 20% da base de clientes da empresa, incluindo franqueadores, médicos, advogados, salões de beleza, entre outros prestadores de serviços, utilizam a tecnologia. A empresa prevê que, até 2025, esse volume alcance R$ 100 milhões mensais, o que representará aproximadamente R$ 360 milhões em operações anuais com Split Payment. A solução promete ser ainda mais vantajosa com o lançamento de novos fundos que visam reduzir o custo da antecipação de recebíveis.

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