Adeus às ultrapassagens pela esquerda: veja novas regras de trânsito e como fica no Brasil

na foto aparecem carros em estradas que não podem fazer ultrapassagens pela esquerda

Estrada e novas regras de trânsito – Foto: Reprodução/ND

A DGT (Direção Geral de Trânsito da Espanha) anunciou algumas mudanças importantes nas regras de trânsito e circulação para aumentar a segurança nas estradas.

Uma das alterações mais relevantes diz respeito à ultrapassagem, uma manobra bastante comum nas rodovias. Até então, as linhas contínuas pintadas no asfalto já indicavam a proibição de ultrapassar.

Ultrapassagens pela esquerda e regras de trânsito

A DGT introduziu uma nova restrição nas regras de trânsito: em condições climáticas adversas, como chuva, neve ou neblina, ficam proibidas as ultrapassagens pela esquerda, mesmo que a sinalização permita em condições normais.

A justificação para isso é clara: nesses cenários, a visibilidade diminui bastante, aumentando o risco de acidentes.

Essa decisão sobre as ultrapassagens pela esquerda foi tomada para reduzir números de acidentes causados por ultrapassagens perigosas em situações de tempo ruim.

Manter a faixa da esquerda livre facilita o tráfego de carros de emergência, como ambulâncias, que precisam de agilidade para prestar socorro.

Além das condições climáticas, a ultrapassagem também é proibida em outras situações, em curvas, túneis, cruzamentos, perto das faixas de pedestres ou sempre que a visibilidade for prejudicada por outros veículos.

Limite de velocidade

Outra mudança importante é que não será mais permitido exceder o limite de velocidade em até 20 km/h durante uma ultrapassagem, uma prática que antes era tolerada em algumas circunstâncias.

Em resumo, a DGT quer incentivar uma condução mais consciente e segura com essas novas regras. Ao restringir a ultrapassagem em momentos de maior risco, o objetivo é diminuir acidentes e proteger a vida de todos nas vias.

É fundamental que motoristas conheçam essas mudanças e adotem esses comportamentos no dia a dia, contribuindo para um trânsito mais seguro a todos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.