O ChatGPT agora compara produtos e preços – uma dor de cabeça para o Google

Além de comparar produtos usando o ChatGPT, o usuário também já pode comprá-los usando a ferramenta de inteligência artificial.

A novidade foi apresentada pela OpenAI, a criadora do ChatGPT, e vai enfrentar diretamente o Google Shopping.

O serviço está disponível para todos os usuários do ChatGPT – e não apenas para os que pagam pelos recursos avançados.

O checkout não vai acontecer, ao menos por enquanto, no próprio ChatGPT. Após escolher um produto, o interessado será redirecionado para o site do vendedor: varejistas como Amazon, BestBuy ou Walmart.

Será possível pesquisar uma mercadoria – cadeiras ergonômicas, máquinas de café, notebooks – e ver a análise feita pela inteligência artificial a partir de comentários de compradores, reviews em sites especializados, matérias na imprensa e até mesmo em comentários nos fóruns do Reddit.

Em sua fase inicial, o recurso vai funcionar para categorias como eletrônicos, roupas, artigos de casa e beleza – com o tempo, vai ampliar para mais produtos e serviços.

A interface lembra bastante a do Google Shopping. Mas, pelo menos por ora, há uma grande diferença: os resultados apresentados pelo ChatGPT são todos ‘orgânicos’, e não calibrados pelo pagamento de anúncios – uma das principais fontes de receita do Google. 

“Não são anúncios,” Adam Fry, o chefe de produtos de search do ChatGPT disse à Wired. “Os resultados não são patrocinados.”

A OpenAI disse que não ganhará comissões pelas compras feitas a partir da busca do ChatGPT – mas também não detalhou como espera ganhar dinheiro com isso (talvez o primeiro objetivo seja apenas destronar o Google).

Outras plataformas de IA já incluíram recursos de compra em suas ferramentas. Na Perplexity, para quem está nos EUA a aquisição pode ser feita pela ferramenta sem o redirecionamento para o e-commerce do vendedor, como ocorre com o ChatGPT.

The post O ChatGPT agora compara produtos e preços – uma dor de cabeça para o Google appeared first on Brazil Journal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.