VÍDEO: barragem de José Boiteux recebe limpeza emergencial

Vídeo mostra avanço nas obras de limpeza emergencial na barragem de José Boiteux

Vídeo mostra obras de limpeza emergencial na barragem de José Boiteux – Foto: Divulgação/SECOM/ND

As obras de limpeza da Barragem de José Boiteux avançam no Alto Vale do Itajai, desde segunda-feira (28). Novas imagens divulgadas pelo Governo de Santa Catarina mostram máquinas e os profissionais que trabalham na remoção de galharia nas tulipas e nas galerias de descarga.

Durante uma vistoria realizada em março, a Celesc encontrou troncos e lixo obstruindo a estrutura. Segundo a Defesa Civil, o material atrapalha o escoamento da água, aumenta o nível da montante e dificulta manutenções preventivas, oferecendo risco à segurança da barragem.

A ação tem como objetivo baixar o nível da água nas comportas e permitir o acesso da equipe técnica para concluir a vistoria. Com isso, será possível finalizar o relatório com as intervenções necessárias para retomar a operação da barragem.

Vídeo mostra limpeza na barragem de José Boiteux


Vídeo mostra obras de limpeza emergencial na barragem de José Boiteux – Vídeo: Divulgação/SECOM/ND

Obras devem ser concluídas em até 10 dias, diz secretário

As obras de limpeza das tulipas e das galerias de descarga devem ser concluídas entre sete a dez dias, segundo o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

O ex-prefeito de Blumenau esteve na Barragem Norte, na tarde de segunda-feira (28), para acompanhar de perto o início das obras. Durante a visita, Hildebrandt destacou a relevância estratégica da obra, que integra o plano de mitigação de desastres na região.

Obras na barragem de José Boiteux devem ser concluídas em até 10 dias, diz secretário

Obras de limpeza devem ser concluídas em até 10 dias, diz secretário- Foto: Divulgação/SECOM/ND

“Esse trabalho é fundamental para que a gente consiga, no curto espaço de tempo, iniciar o trabalho de revitalização integral na Barragem de José Boiteux, devolvendo assim a segurança para o Médio Vale e para a Foz do Rio Itajaí-Açu”, afirmou Hildebrandt.

Com a conclusão da limpeza, as obras de manutenção devem avançar mais rapidamente nas próximas semanas, aumentando a capacidade de resposta da barragem diante de eventos climáticos extremos.

Obra é realizada em paralelo a um convênio

VÍDEO: barragem de José Boiteux recebe limpeza emergencial

Limpeza é necessária para iniciar processo de manutenção na barragem – Foto: SPDC/Divulgação/ND

Além dessa ação, a limpeza da Barragem de José Boiteux ocorre em paralelo a um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de José Boiteux para a construção de 43 casas destinadas à comunidade indígena local.

Ao todo, serão 10 casas em Vitor Meireles e 33 em José Boiteux, além de duas igrejas e duas casas paroquiais, uma em cada cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.