Conheça o Grand Ring, a nova maior estrutura de madeira do mundo

a maior estrutura de madeira do mundoa maior estrutura de madeira do mundo

O Japão inaugura agora, em 2025, na última edição da Expo Osaka, o edifício Grand Ring – Grande Anel, em português -, certificado pelo Guinness World Records como a maior estrutura de madeira do mundo. A construção, em design circular, foi inspirada na tradição milenar e tecnologia moderna de engenharia, sendo uma representação de sua inovação e sustentabilidade. Confira mais detalhes no artigo a seguir, do Engenharia 360!

a maior estrutura de madeira do mundo
Imagem de Aporon999 em Wikimedia reproduzida via Click Petróleo e Gás

O Grand Ring e a revolução da arquitetura em madeira

O Grand Ring foi instalado bem no centro do coração da Expo Osaka 2025, um evento que divulga projetos modernos voltados à sociedade do futuro. Como dito no começo deste texto, tal arquitetura monumental é hoje a maior estrutura de madeira do mundo, contendo cerca de 2 km de extensão e uma área de mais de 61.000 m². Por isso, sem dúvidas, sua construção é um grande marco na história da engenharia global!

Projeto do renomado escritório Sou Fujimoto Architects, o edifício foi concebido para servir de proteção para os visitantes contra as intempéries; também facilitar o fluxo de pessoas pelo evento; e, de quebra, simbolizar a união entre nações, refletindo justamente o tema da exposição, que é ‘Designing Future Society for Our Lives’ ou ‘Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas’.

Os números realmente impressionam! A maior estrutura de madeira do mundo tem 20 m de altura na parte externa e 12 m de altura na parte interna. São 30 m de largura de passarela e 675 m de diâmetro externo. Só em madeira foram gastos 27.000 m³. Aliás, a saber, o custo final dessa construção ficou em torno de 230 milhões de dólares.

A inspiração e o conceito por trás do projeto

Segundo os projetistas, o Grand Ring possui uma arquitetura inspirada em antigos tempos japoneses, especialmente o Kiyomizu-dera. E, de fato, olhando para suas imagens, podemos entender como o design traz à tona a beleza e a resistência da arquitetura tradicional japonesa, porém adaptada para a vida contemporânea. Esse formato de anel ajuda a enfatizar bem a ideia de senso de unidade ou integração de culturas, um dos temas centrais da Expo Osaka 2025. Ao mesmo tempo, a estrutura circular serve como uma principal via de circulação para os visitantes, garantindo um fluxo suave e confortável.

Precisamos destacar uma das maiores qualidades dessa obra, que é a área Sky Walk, localizada no topo do Grand Ring. Essa área está elevada a 12 m de altura, sendo repleta de flores e jardins. E a partir dela é possível ter uma visão panorâmica incrível de toda a Expo Osaka e seus pavilhões futuristas, além dos arredores da Ilha de Yumeshima, onde ocorre o evento – que, inclusive, vai até 13 de outubro de 2025.

Dentre aqueles que já tiveram o privilégio de conhecer a estrutura de perto, há quem descreva o espaço sendo muito mais do que um mirante, mas “uma experiência sensorial que conecta as pessoas à natureza e a arquitetura, reforçando a mensagem de convivência harmoniosa entre sociedade e meio ambiente”.

a maior estrutura de madeira do mundo
Imagem de EXPO25 reproduzida via IGN Brasil

A técnica japonesa que tornou possível a construção

Para a construção da maior estrutura de madeira do mundo, os engenheiros optaram pela utilização da técnica Nuki, um método tradicional japonês usado em templos e santuários há séculos – obras estas que, aliás, resistiram a grandes terremotos. Trata-se de um modelo resistente a impactos, onde se tem a união das peças de madeira sem se fazer uso de pregos ou parafusos. Incrível, não é mesmo?

Nesse caso, as peças são encaixadas como num quebra-cabeça. Mas, numa releitura moderna, os arquitetos determinaram o uso de reforços metálicos para garantir ainda mais estabilidade.

Perceba, através das imagens apresentadas neste texto, que o Grand Ring possui uma estrutura formada por peças verticais e horizontais cruzadas formando um tipo de andaime robusto. Além disso, mesmo com os elementos metálicos incorporados, não houve comprometimento da essência da técnica tradicional.

Madeira local e sustentabilidade

Relembrando: sim, o grande ringue é quase inteiramente construído em madeira. Setenta por cento é cipreste e cedro, ambos nativos e madeiras conhecidas por sua resistência; já os outros trinta por cento são pinheiros-escocês importados.

a maior estrutura de madeira do mundo
Imagem de eduards b em Flickr reproduzida via IGN Brasil

A Expo Osaka 2025 e o futuro da maior estrutura de madeira

A Expo Osaka 2025 começou em abril e já recebeu milhões de visitantes. Dentro desse cenário, o Grand Ring destaca-se como um símbolo do compromisso da engenharia japonesa com a sustentabilidade e inovação, mas sem deixar de lado as suas tradições. A estrutura é vista como uma vitrine das possibilidades da arquitetura em madeira, uma tendência global que ganha força especialmente no Japão, onde cerca de noventa por cento das casas unifamiliares são construídas com estruturas de madeira.

a maior estrutura de madeira do mundo
Imagem de Osaka 2025 Expo reproduzida de Olhar Digital

Até onde se sabe, o Grand Ring foi projetado para ser desmontado no fim do evento, no mês de outubro. No entanto, devido ao seu impacto cultural, as autoridades já consideram mantê-lo permanentemente.

“Eu gostaria muito de conservá-lo, porque é um símbolo de como nossa sociedade pode conviver com a natureza. Mesmo que o edifício desapareça, o espírito dos materiais permanecerá vivo.” –  arquiteto Sou Fujimoto.

Veja Também:

Maior Arranha-Céu de Madeira do Mundo em Construção

Os 10 edifícios mais altos construídos em madeira


Fontes: Olhar Digital, IGN Brasil, Click Petróleo e Gás.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.