Jony Ive vai para OpenAI e ações da Apple recuam

Fotografia de Sam Altman, da OpenAI, com Jony Ive, divulgada pela dona do ChatGPT
Fotografia de Sam Altman, da OpenAI, com Jony Ive, divulgada pela dona do ChatGPT | Foto: Reprodução

Jony Ive, conhecido por liderar o design de produtos icônicos como o iPhone e o MacBook, está de casa nova: a OpenAI. A dona do ChatGPT divulgou nesta quarta-feira (21) que adquiriu a io Products, startup de hardware fundada pelo ex-chefe de design da Apple, em um acordo avaliado em US$ 6,5 bilhões. A transação, realizada integralmente em ações, representa a maior aquisição da história da OpenAI e marca sua entrada no desenvolvimento de dispositivos físicos voltados para inteligência artificial.

A io Products foi fundada por Jony Ive após o executivo deixar a Apple em 2019. A startup, composta por cerca de 55 funcionários, será integrada à OpenAI, enquanto o estúdio de design de Ive, LoveFrom, permanecerá independente, mas assumirá a direção criativa dos projetos da OpenAI.

A notícia da aquisição teve repercussões no mercado financeiro. Por volta das 15h30 (horário de Brasília), as ações da Apple na bolsa americana de Nasdaq registravam queda de aproximadamente 2,2%, sendo negociadas a US$ 202,26. Investidores interpretaram a movimentação da OpenAI como um potencial aumento da concorrência no setor de dispositivos inteligentes, área historicamente dominada pela Apple.

A aquisição visa desenvolver uma nova geração de dispositivos que ofereçam experiências inovadoras de interação com a inteligência artificial, indo além dos smartphones tradicionais. Os primeiros produtos dessa colaboração estão previstos para serem lançados em 2026.

Em nota divulgada pela OpenAI, assinada por Sam Altman e Jony Ive, os executivos afirmam que a colaboração começou há dois anos, de forma “discreta”.

“Ficou claro que nossas ambições de desenvolver, projetar e fabricar uma nova família de produtos exigiam uma empresa inteiramente nova. E assim, há um ano, Jony fundou a io com Scott Cannon, Evans Hankey e Tang Tan. Reunimos os melhores engenheiros de hardware e software, os melhores tecnólogos, físicos, cientistas, pesquisadores e especialistas em desenvolvimento e fabricação de produtos. Muitos de nós trabalhamos em estreita colaboração há décadas”, diz a nota.

A carta acrescenta que a equipe da io, focada no desenvolvimento de produtos, agora se unirá à OpenAI para trabalhar mais intimamente com as equipes de pesquisa, engenharia e produto em São Francisco.

O post Jony Ive vai para OpenAI e ações da Apple recuam apareceu primeiro em Startups.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.