‘Chimarródromos’: cidades da serra de SC podem ter água quente em pontos turísticos

Chimarródromos terão água quente e gelada para uso gratuito da população

Chimarródromos terão água quente e gelada para uso gratuito da população – Foto: Canva/ND

A tradicional cultura do chimarrão no Sul do país inspirou um projeto para a criação de pontos públicos de fornecimento de água quente na Serra Catarinense. As estruturas, chamadas de chimarródromos, poderão ser implantadas em praças, espaços públicos e pontos turísticos da região.

O projeto é de autoria do deputado estadual Lucas Neves (Podemos) e prevê beneficiar, na primeira etapa, os municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, São Joaquim, Urubici e Urupema. A implantação está prevista para começar ainda em 2025.

Chimarródromos oferecerão água quente e gelada em praças e pontos turísticos da Serra Catarinense

Os chimarródromos são estruturas que disponibilizam água quente, água gelada e água fresca, atendendo diferentes preferências da população. Em Santa Catarina, cidades como Balneário Arroio do Silva, Canoinhas e Tunápolis já contam com esse tipo de instalação.

Primeira etapa de projeto de deputado engloba seis cidades da serra catarinense

Primeira etapa de projeto de deputado engloba seis cidades da serra catarinense – Foto: Canva/ND

A execução do projeto-piloto ficará a cargo da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), com recursos já garantidos no orçamento deste ano.

Os municípios selecionados demonstraram interesse e formalizaram o pedido ao deputado Lucas Neves. “A ideia é que esse modelo sirva de referência e, futuramente, seja expandido para todas as cidades da região”, afirmou o parlamentar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.