Fraudes no INSS: atendimento presencial tem nova etapa

Desde o dia 9 de junho, o INSS começou a liberar as respostas das entidades para quem fez a contestação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Reprodução/ND

Desde o dia 9 de junho, o INSS começou a liberar as respostas das entidades para quem fez a contestação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Reprodução/ND

A partir desta segunda-feira (16), aposentados e pensionistas do INSS que contestaram descontos indevidos em seus benefícios poderão consultar as respostas das entidades responsáveis. A consulta pode ser feita presencialmente nas agências dos Correios, mas só após o prazo de 15 dias úteis da contestação, tempo que as entidades têm para responder.

Segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), antes desse prazo, a informação ainda não estará disponível no sistema. A recomendação é aguardar para evitar deslocamentos desnecessários.

Desde o dia 9 de junho, o INSS começou a liberar as respostas das entidades para quem fez a contestação pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Para quem preferiu o atendimento presencial nos Correios, a contestação começou no fim de maio.

Até o dia 12, mais de 3,1 milhões de beneficiários já confirmaram que sofreram descontos indevidos.

Para quem preferiu o atendimento presencial nos Correios, a contestação começou no fim de maio - Foto: Correios/Divulgação/ND

Para quem preferiu o atendimento presencial nos Correios, a contestação começou no fim de maio – Foto: Correios/Divulgação/ND

O que acontece após a resposta da entidade

  • Se a entidade não respondeu ou não comprovou o desconto: o Instituto Nacional do Seguro Social vai cobrar a devolução dos valores. Se não houver pagamento em até 5 dias úteis após o envio da guia, o caso será encaminhado à Advocacia Geral da União.
  • Se a entidade respondeu e apresentou justificativas: o beneficiário deve informar se concorda ou não com a resposta. Esse posicionamento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou nos Correios, a partir de 16 de junho. O prazo para resposta é de 30 dias corridos após o recebimento da informação.

Como acompanhar a contestação no Meu INSS

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
  • Faça login com CPF e senha
  • Vá em “Do que você precisa?”
  • Digite “Consultar Pedido”
  • Clique em “detalhar” no processo de “Análise de Descontos de Entidades Associativas”
  • Caso necessário, selecione “Cumprir Exigência” para dar sua resposta

Importante: Não é possível responder pelo telefone 135, apenas consultar o andamento. Também não é necessário agendar atendimento nas agências do Instituto para este serviço.

Fique atento a golpes

O Instituto Nacional do Seguro Social reforça que não envia mensagens por WhatsApp, e-mail ou SMS com links. Nunca compartilhe dados pessoais com desconhecidos. Todas as informações oficiais devem ser consultadas apenas pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

3 milhões já procuraram INSS para contestar valores descontados

Ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ND

Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, o valor total dos descontos indevidos pode chegar a R$ 4 bilhões, mas esse número ainda é uma estimativa, já que depende da resposta dos próprios beneficiários. De um total de cerca de 9 milhões de aposentados que podem ter sido afetados, 3 milhões já procuraram o Instituto para confirmar ou contestar os valores descontados.

“A base são os 9 milhões que tiveram algum tipo de desconto. Desses 9 milhões, 3 milhões já entraram em contato de alguma forma com o INSS, confirmando ou não os descontos. Estamos aguardando esses outros 6 milhões de pessoas. Não há prazo para que essas pessoas entrem em contato. Como se baseia em autodeclaração, temos que aguardar para saber o total desses descontos”, disse Wolney.

*Com informações de R7

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