Confira imagens do novo museu de Kengo Kuma, que exalta tradição e inovação na cerâmica

Kengo KumaKengo Kuma

O mundo tem um novo marco arquitetônico! Estamos falando do UCCA Clay Museum, na cidade de Yixing, na China, obra assinada pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma. Vale destacar que esse não é “apenas” um espaço de exibição de arte, mas uma celebração da cultura e do legado da cerâmica – especialmente a cerâmica de argila roxa – que permeia a história dessa comunidade. Para saber mais, confira todas as informações e imagens compartilhadas no artigo a seguir, do Engenharia 360!

A tradição cerâmica de Yixing

Yixing é conhecida na China como a “cidade da cerâmica“; ela possui mais de mil anos de tradição nesse ofício e continua sendo um dos maiores pólos de produção de cerâmica do mundo. De modo admirável, suas técnicas artesanais foram passadas de geração em geração. A argila roxa, em particular, sempre foi altamente valorizada devido a suas propriedades únicas e beleza estética nos produtos finais.

A proposta de Kengo Kuma explora, então, essa linda história. Sua proposta é incentivar nas novas gerações a admiração pelo trabalho e herança cultural, além de revitalizar uma importante área de Yixing, transformando-a em um vibrante, dinâmico e acessível centro de exposição de artes, respeitando bem os vestígios da antiga indústria cerâmica da cidade.

Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily

O projeto do UCCA Clay Museum

O UCCA Clay Museum foi erguido em um local de Yixing onde antes abrigava um centro de produção cerâmica, composto por fábricas históricas que ajudaram a moldar a identidade da cidade. Vale destacar que a nova edificação, embora em formato bastante moderno, de estrutura escultural – como uma montanha de peças de cerâmica -, se integra bem ao tecido urbano. Sua área total é de 3.437 m². E as fachadas são revestidas de paineis feitos por artesãos locais.

Kengo Kuma afirma ter se inspirado no projeto do UCCA Clay na Montanha Sgushan, que é uma referência ao legado do “forno do dragão”, um forno tradicional em operação há mais de 600 anos na China. No fim das contas, o museu ficou parecendo como uma concha invertida. E um detalhe interessante da sua arquitetura é que os paineis na parte externa mudam de cor conforme a luz do dia e as estações do ano, criando uma experiência visual surpreendente.

Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily
Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily

Os detalhes mais incríveis da proposta

Estrutura e materiais

A estrutura do museu UCCA Clay é bastante resistente, sustentada por quatro camadas de viga de madeira treliçada, proporcionando um espaço interno dinâmico e leve. As aberturas estratégicas permitem a entrada de luz natural, criando nas salas de exposição uma atmosfera acolhedora, com jogo de luz e sombras que muda a depender do horário do dia. Além disso, essas mesmas aberturas permitem conexões visuais com as fábricas ao redor e com o canal próximo, fazendo os visitantes se sentirem parte de um ambiente cultural ainda mais amplo.

Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily
Kengo Kuma
Imagem reproduzida de Archdaily
Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily

Os paineis cerâmicos escolhidos por Kengo Kuma para revestir UCCA Clay foram feitos à mão, com uso de materiais locais, e apresentam uma superfície irregular, que evoca a “temperatura” da cerâmica na manufatura. O mais legal é que seu projeto envolveu a comunidade local na produção das peças e no processo criativo, estimulando a preservação das técnicas tradicionais. Por isso, especialistas em arquitetura afirmam que esse museu é único no mundo e uma verdadeira expressão da cultura de Yixing.

Educação e preservação

É importante dizer que o projeto do UCCA Clay Museum está alinhado completamente a um plano diretor mais amplo, que prevê a revitalização de toda a área industrial ao redor do terreno. Já por hora, nesse processo de Kengo Kuma de tentar preservar vestígios das antigas fábricas enquanto criava um novo espaço cultural, as linhas da proposta desempenharam um papel crucial na transformação da região em centro vibrante ou ponto de encontro moderno para aqueles que desejam compreender a evolução da cerâmica.

Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily
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Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily
Kengo Kuma
Imagem reproduzida de Archdaily

O plano de reurbanização de Yixing prevê para o bairro a continuidade das tradições através da educação da comunidade. Especialmente o UCCA Clay Museum apresenta estúdios e oficinas onde as pessoas podem aprender, em palestras e workshops, sobre como trabalhar com cerâmica, incluindo técnicas de fabricação de vasos e telhas. Além disso, o espaço interno conta com salas de exposições temporárias e permanentes.

Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily
Kengo Kuma
Imagem de Fangfang Tian reproduzida de Archdaily

O impacto global da arquitetura de Kengo Kuma

Antes do UCCA Clay Museum, Kengo Kuma já era reconhecido por seus projetos inovadores. Ele sempre buscou criar obras com total harmonia com a paisagem local, provocando reflexões e conexão cultural. E esse projeto para Yixing é só um exemplo em seu vasto portfólio que prova como a arquitetura pode desempenhar um papel significativo na preservação cultural e revitalização de áreas históricas, ao mesmo tempo em que introduz novos conceitos e formas de viver o espaço.

Concluindo, como Kuma integra a história, a arte e a natureza em seus projetos, torna este museu um exemplo de como a arquitetura pode ser uma ponte entre o passado e o futuro.

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Fontes: Casa Vogue, Archdaily.

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