PIX por aproximação: BC quer padronizar e ampliar modalidade em maio


Em maio, será padronizado o chamado “protocolo de comunicação” entre os dispositivos do pagador e do recebedor. E, também, será feita a inclusão desse novo tipo de iniciação no regulamento do PIX. BC quer ampliar o PIX por aproximação
Bruno Peres/Agência Brasil
O diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Renato Gomes, informou nesta quinta-feira (24) que a instituição buscará facilitar a ampliar a utilização do PIX por aproximação em maio deste ano.
📲Essa modalidade permite que os clientes paguem contas com o PIX apenas aproximando o celular da máquina do lojista, como é feito com cartões de crédito e débito.
Disponível desde fevereiro deste ano, o PIX por aproximação ainda não está disponível nos sistemas Apple Pay e a Samsung Pay, que não se registraram no BC. A funcionalidade está liberada, atualmente, apenas para os dispositivos móveis do sistema Android, que usam o Google Pay. E com um número limitado de instituições financeiras.
Em maio, segundo o diretor, será padronizado o chamado “protocolo de comunicação” entre os dispositivos do pagador e do recebedor. E, também, será feita a inclusão desse novo tipo de iniciação no regulamento do PIX.
“O PIX por aproximação nasceu por conta de pesquisas de opinião, que apontaram que jornadas de pagamento do PIX na boca do caixa ainda é um ponto de fricção por sua adoção mais extensa no comércio físico. O objetivo é facilitar”, declarou o diretor Renato Gomes, do Banco Central.
Como funciona
A ideia do PIX por aproximação é que seja uma forma de pagamento mais simples e rápida que o PIX por QR Code.
🔎Hoje, com o QR Code, o comerciante gera um código e o cliente precisa entrar no aplicativo do banco, ir até a área de PIX, selecionar a opção de “QR Code”, ler o código e aceitar a transação.
Já com o PIX por aproximação, basta ir ao aplicativo do banco, selecionar a opção e aproximar o celular do aparelho. O processo pode variar um pouco de acordo com a instituição financeira.
Já para ativar o PIX em uma carteira digital, o cliente precisa vincular a conta bancária à carteira –como é feito com cartões de crédito, por exemplo.
As transações nesse modelo terão limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá alterar o valor máximo por transação ou por dia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.