Pixel Pack: o movimento dos dubladores contra a IA nos games

Um grupo de renomados dubladores e atores de captura de movimento se uniu para lançar a iniciativa Pixel Pack, um movimento que busca conscientizar sobre o impacto da inteligência artificial na dublagem e na atuação digital. Entre os nomes envolvidos estão

  • Neil Newbon (Astarion, Baldur’s Gate 3)
  • Troy Baker (Joel, The Last of Us)
  • Matthew Mercer (Cole Cassidy, Overwatch 2)
  • Sam Lake (Alex Casey em Alan Wake 2)
  • Yuri Lowenthal (Homem-Aranha, Marvel’s Spider-Man)
  • Jennifer English (Shadowheart, Baldur’s Gate 3)
  • Melina Juergens (Senua, Senua’s Saga: Hellblade II).

O movimento surge em meio ao crescente debate sobre o uso de IA para criar vozes sintéticas e substituir dubladores humanos – uma questão que tem sido amplamente discutida pelo sindicato SAG-AFTRA. Segundo os envolvidos, a ideia é mostrar o nível de trabalho envolvido na dublagem e captura de movimento, desmistificando a atuação nos games e reforçando a importância de manter artistas reais na indústria.

“A atuação nos games explodiu exponencialmente”

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Neil Newbon

Em declaração a Entertainment Weekly, Neil Newbon, um dos principais organizadores do Pixel Pack, destacou que a atuação nos jogos se tornou uma verdadeira forma de arte e que a valorização desse trabalho nunca foi tão necessária.

“Trabalho como ator há 28 anos, em jogos há cerca de 15 anos, em mais de 150 projetos. No início, muitos viam a dublagem em games como algo inferior ao cinema e à TV. Mas, pouco antes da pandemia, percebi que as pessoas começaram a levar a narrativa dos games muito mais a sério. A demanda por atuações de qualidade explodiu, e este é o momento certo para falarmos sobre isso.”

A proposta do grupo também busca abrir espaço para novos talentos. Newbon pretende tornar o Pixel Pack um evento anual, promovendo não apenas a conscientização sobre o papel dos dubladores na indústria, mas também dando visibilidade a atores emergentes.

Atores de games enfrentam desafios no reconhecimento do trabalho

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Yuri Lowenthal, conhecido por interpretar o Homem-Aranha nos jogos da Marvel, lembrou que no passado havia preconceito dentro da própria indústria de entretenimento em relação ao trabalho com games.

“No começo da minha carreira, muitos atores escondiam que dublavam jogos. Era visto como algo menor, quase uma vergonha. Naquela época, se você fazia dublagem para games, era porque precisava do dinheiro. Mas isso mudou completamente. Hoje, os jogos são uma mídia tão relevante quanto o cinema.”

Matthew Mercer, dublador de Overwatch 2, destacou outro problema: ao contrário do que acontece na TV e no cinema, os dubladores de games muitas vezes não podem divulgar ou promover os jogos em que trabalham, por restrições contratuais.

“Os estúdios raramente permitem que os artistas falem sobre os projetos, a menos que seja dentro de regras muito específicas. Isso é uma grande oportunidade perdida, porque as pessoas se conectam com os jogos por causa das performances dos atores.”

Além da iniciativa Pixel Pack, Neil Newbon também comandará uma palestra na Game Developers Conference (GDC) para discutir a relação entre atores e diretores na indústria de jogos e a importância de preservar o trabalho humano em meio ao avanço da inteligência artificial.

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