6 formas como o novo portátil Xbox da Microsoft pode ameaçar o reinado do Steam Deck

O mercado de consoles portáteis para jogos está prestes a ganhar um novo competidor de peso. Após meses de rumores, informações recentes sugerem que a Microsoft está finalizando os preparativos para lançar seu próprio dispositivo portátil com a marca Xbox, codinome “Keenan”, em parceria com um fabricante especializado em PCs para jogos.

Este movimento coloca a gigante de Redmond em rota de colisão direta com o Steam Deck da Valve, atual líder neste segmento. Mas o que poderia fazer o portátil Xbox se destacar e potencialmente superar seu principal rival? Vamos analisar seis características que podem transformar este dispositivo em um verdadeiro “Steam Deck killer”.

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  1. Uma interface de usuário exclusiva e otimizada

Um dos principais desafios dos portáteis baseados em Windows é a dificuldade de navegação em uma interface originalmente projetada para telas grandes com mouse e teclado. Para que o portátil Xbox tenha sucesso, a Microsoft precisa desenvolver uma interface totalmente nova, otimizada para telas menores e controles com botões e joysticks analógicos.

A empresa tem um trunfo valioso: anos de experiência criando interfaces elegantes para os consoles Xbox, que são perfeitamente navegáveis com controle. Imaginar uma versão moderna da clássica interface “blades” do Xbox 360, redesenhada para um dispositivo portátil, é algo que entusiasmaria muitos jogadores. Relatórios anteriores já mencionaram que a Microsoft estaria trabalhando em uma “versão leve” da interface Xbox para jogos portáteis, o que seria um diferencial significativo em relação à experiência muitas vezes truncada do Windows padrão em dispositivos como o Steam Deck quando saindo do modo SteamOS.

  1. Sistema operacional focado em jogos

Embora o Windows seja a plataforma dominante para jogos de PC, ele conta com muitos elementos desnecessários para uma experiência de jogo portátil. A Microsoft poderia criar uma versão especializada de seu sistema operacional que elimine processos em segundo plano desnecessários e otimize recursos para maximizar o desempenho e a autonomia da bateria.

O Windows Game Mode, introduzido em 2017, foi um passo nessa direção, mas um dispositivo portátil Xbox precisaria ir muito além. A Microsoft já demonstrou essa capacidade com seus consoles Xbox, que são construídos sobre um núcleo Windows altamente modificado e otimizado. Um sistema operacional enxuto, focado exclusivamente em executar jogos com eficiência máxima em hardware portátil específico, ofereceria uma vantagem competitiva significativa sobre o Steam Deck, especialmente em termos de desempenho por watt e duração da bateria.

  1. Compatibilidade com múltiplas lojas de jogos

Xbox

Um portátil Xbox obviamente integraria profundamente o aplicativo Xbox para Windows, mas seria um erro estratégico limitar o hardware apenas a essa plataforma. Para conquistar os jogadores de PC, a Microsoft precisaria permitir que os usuários instalassem jogos de concorrentes como Steam, Epic Games Store e GOG.

Dar aos usuários avançados a flexibilidade de tratar seu portátil Xbox como qualquer outro dispositivo Windows, quando desejarem, seria crucial para competir com a versatilidade que os jogadores de PC valorizam, enquanto mantém a simplicidade para os usuários mais casuais.

  1. Retrocompatibilidade com jogos Xbox clássicos

Xbox

Um dos maiores sucessos da Microsoft no ecossistema Xbox é sua abordagem à retrocompatibilidade, permitindo que consoles mais recentes executem jogos que remontam ao Xbox original. Transferir essa capacidade para um portátil seria um diferencial espetacular e potencialmente decisivo na competição com o Steam Deck.

A possibilidade de baixar e jogar títulos clássicos do Xbox 360 (ou anteriores) oficialmente em um dispositivo portátil seria extremamente atraente para os fãs. Tecnicamente, a mesma camada de emulação que permite a retrocompatibilidade nos consoles Xbox poderia ser adaptada para Windows, especialmente se a Microsoft estiver desenvolvendo hardware com especificações conhecidas.

  1. Múltiplas opções de hardware para diferentes públicos

Xbox

A estratégia de lançamento simultâneo do Xbox Series S e Series X demonstrou que a Microsoft entende que nem todos os consumidores estão dispostos a pagar pelo hardware mais potente disponível. Essa filosofia poderia ser estendida aos portáteis, oferecendo diferentes modelos para atender a diversos públicos e faixas de preço.

Além da potência bruta, a Microsoft poderia oferecer variações em tamanho (uma versão mais compacta, semelhante ao Nintendo Switch Lite) ou qualidade de tela (similar ao Steam Deck OLED). Essa abordagem permitiria que jogadores com diferentes necessidades e orçamentos encontrassem um dispositivo Xbox portátil ideal para seu perfil, algo que a Valve ainda não conseguiu implementar completamente com o Steam Deck.

  1. Programa de certificação “Made for Xbox”

Uma das melhores características dos jogos de console é a garantia de que qualquer título adquirido funcionará perfeitamente no hardware. A Valve tentou replicar isso com o programa “Deck Verified”, mas a Microsoft poderia expandir esse conceito com um programa “Made for Xbox” para seu portátil.

Trabalhar com desenvolvedores para garantir que jogos certificados funcionem perfeitamente no dispositivo portátil ofereceria aos jogadores a tranquilidade que muitos buscam ao migrar do ambiente de consoles para o PC. Este sistema de verificação também poderia simplificar e esclarecer requisitos de hardware entre diferentes níveis de potência: um portátil classificado como “nível 2” poderia executar todos os jogos desse nível ou inferiores, por exemplo.

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