Procon-SP divulga cadastro das empresas com mais reclamações em 2024

Procon-SP divulga cadastro das empresas com mais reclamações em 2024

O Procon-SP divulgou na última sexta-feira (14) a lista das empresas com mais reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024, destacando 250 mil reclamações em que foi preciso o auxílio de um especialista para ajudar o consumidor, incluindo sessões de conciliação entre consumidores e fornecedores.

De todas as reclamações, 255.536 (238.995 feitas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541
nos 71 Procons Municipais participantes) não foram resolvidas em um primeiro contato e se
transformaram em um processo administrativo (reclamações fundamentadas), que formam a base
da lista divulgada anualmente, e que geram os índices de insatisfação.

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Os índices de resolução nesta “segunda fase” do processo, em termos gerais, seguem abaixo das
expectativas. Em 2024, apenas 29,1% das queixas feitas diretamente no Procon-SP foram
resolvidas, ante 31,7% de soluções dos processos no ano anterior (220.167) – queda de 2,6 pontos
percentuais.

Já o percentual de resolução na segunda fase nos Procons municipais foi de 54,1% (16.541
reclamações em 71 Procons municipais) em 2024 e 39,5% (12.947 reclamações em 35 Procons
municipais participantes) em 2023.

Veja quais foram as empresas com mais reclamações em 2024

As três empresas com mais reclamações não resolvidas na primeira fase e se
transformaram em um processo administrativo, requerendo o auxílio de um especialista do
Procon-SP, em 2024, foram: Yeesco (loja online que comercializa roupas e acessórios), com 10.647
queixas; Enel Eletropaulo (concessionária de distribuição de energia elétrica na Capital e região
Metropolitana de São Paulo) com 8.508 reclamações; e pela plataforma de turismo Hurb
Technologies, com 7.554 registros.

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Quanto ao índice de solução, a Yeesco resolveu apenas 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo
apresentou resposta favorável para apenas 16,4%; e a Hurb Technologies resolveu apenas 0,3%;
Lembrando que estas três empresas foram, em algum momento, multadas pelo Procon-SP em
razão do desrespeito à legislação – Yeesco no início deste ano, Enel em 2024 (duas vezes) e a Hurb,
em 2023.

A divulgação das empresas com mais reclamações fundamentadas no ano anterior é uma
determinação do Código de Defesa do Consumidor e uma importante ferramenta para
consumidores utilizarem quando forem adquirir um produto ou serviço; e para fornecedores, que
podem utilizar as informações de forma estratégica para aprimorar suas dinâmicas de atendimento
ao consumidor e, em muitos casos, até para a melhoria de produtos ou serviços.

“Estes dados sobre empresas com mais reclamações revelam que as empresas precisam encontrar formas mais assertivas para se relacionar com os seus consumidores, aprimorando canais de atendimento, ferramentas
tecnológicas e qualificando melhor as suas equipes”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor
Executivo do Procon-SP.

Primeiras Colocadas nos Últimos 5 Anos do Cadastro do Procon-SP

2024 – Yeesco
2023 – Hurb Technologies
2022 – Faci.ly
2021 – Eletropaulo – Enel
2020 – Eletropaulo – Enel

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