Departamento Hidroviário de SP reduz tempo de espera em travessias do estado no Carnaval 2025

Departamento Hidroviário de SP reduz tempo de espera em travessias do estado no Carnaval 2025

O Departamento Hidroviário (DH) divulgou o balanço da Operação Carnaval 2025, realizada entre os dias 28 de fevereiro e 10 de março, e os resultados mostram um aumento significativo no volume de veículos e passageiros transportados: 351.516 veículos e 299.981 passageiros. Apesar do volume, o DH teve uma redução expressiva no tempo máximo de espera para embarque nas principais travessias do litoral paulista nos horários de pico das linhas – que correspondem ao intervalo entre 6h e 22h.

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, foram transportados 74.936 veículos (incluindo motocicletas, automóveis e caminhões) e 86.745 passageiros (9.145 ciclistas e 77.600 pedestres). Em comparação com o Carnaval anterior, houve um aumento de 20% no transporte de veículos, com destaque para caminhões, que tiveram um crescimento de 34%.

O número de passageiros também cresceu 55%, com pedestres registrando um aumento de 57%. Apesar do maior volume, nas viagens que ocorreram nos horários de pico, o tempo máximo de espera para embarque caiu 5%, com a maioria das viagens ocorrendo em até 30 minutos.

Já na travessia Santos/Guarujá, o DH registrou o transporte de 235.389 veículos e 62.021 passageiros (59.543 ciclistas e 2.478 pedestres) no período. O aumento foi de 11% no transporte de veículos, com destaque para caminhões, que tiveram um crescimento expressivo de 101%. Nos embarques que ocorreram entre as 6h e as 22h, o tempo máximo de espera para embarque caiu drasticamente, com uma redução de 56%, o que equivale a 53 minutos a menos de espera. Durante o período, a maioria dos usuários foi atendida em até 15 minutos.

A travessia Bertioga/Guarujá também apresentou números positivos, com 16.506 veículos, alta de 1%, e 32.092 passageiros transportados (980 ciclistas e 31.112 pedestres). Mesmo com este crescimento, o tempo de máximo de espera para embarque se manteve estável, em torno de 30 minutos.

Na travessia Santos/Vicente de Carvalho, que é majoritariamente utilizada por passageiros que se deslocam para o trabalho, foram transportados 80.213 passageiros (12.265 ciclistas e 67.948 pedestres), com uma leve redução de 2% em relação ao ano anterior. O pico no tempo de espera para embarque caiu 7%, mantendo a eficiência do serviço mesmo durante o período de alta demanda.

Sul

Nas travessias do Sul, que incluem rotas como Cananéia/Continente, Cananéia/Ariri e Iguape/Juréia, o DH registrou o transporte de 24.685 veículos e 38.910 passageiros. Destaque para o aumento de 39% no transporte de motocicletas em Cananéia/Continente e de 83% no número de pedestres em Cananéia/Ariri. O tempo médio de espera para embarque, que é de 30 minutos, manteve-se dentro do programado, apesar de registrar um leve acréscimo de 3 minutos.

Balanço positivo

A Operação Carnaval 2025 garantiu o transporte eficiente de veículos e passageiros durante um dos períodos de maior movimento no estado. Com melhorias na logística e no planejamento, a operação conseguiu atender a um volume maior de usuários, reduzindo os tempos de espera e oferecendo um serviço ágil e seguro. Essas medidas permitiram que milhares de pessoas fossem beneficiadas durante os 11 dias de festividades.

“O destaque da operação foi a capacidade de lidar com a alta demanda de forma organizada, graças a um planejamento estratégico que otimizou recursos e operações. O resultado foi um transporte mais eficiente e seguro, demonstrando como investimentos em logística e organização podem melhorar significativamente a qualidade dos serviços públicos, especialmente em momentos críticos como o Carnaval”, finaliza a Departamento Hidroviário, Jamille Consulin.

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