Grife de golfwear online capta R$ 700 mil para iniciar produção

Roberto Arello, co-fundador e CEO da GolfSoul.
Roberto Arello, co-fundador e CEO da GolfSoul. Foto: Divulgação

Há 30 anos atuando no mercado da moda, os irmãos gêmeos Roberto e Rodrigo Arello acabam de lançar sua própria grife, voltada para os praticante de golfe. A empresa – batizada de GolfSoul – captou recentemente cerca de R$ 700 mil com investidores-anjo para investir em marketing e impulsionar a produção das peças, que começarão a ser vendidas no segundo semestre no e-commerce da marca.

O foco será em peças de vestuário, pensando tanto na performance, quanto no estilo. Em entrevista ao Startups, Roberto Arello, CEO da GolfSoul, conta que a ideia surgiu da própria experiência enquanto praticante do esporte. Ele começou a jogar golfe há 16 anos e percebeu que a maior parte dos brasileiros precisava ir ao exterior comprar roupas específicas para o esporte, ou adquirir peças importadas pela internet.

“Essa marca une duas paixões: design de moda e esporte. O golfe é um esporte que, fora a questão do jogo, tem uma etiqueta muito legal, os jogadores estão sempre muito elegantes. Mas não havia ainda uma marca brasileira que unisse uma modelagem perfeita e estilo”, afirma Roberto, que cita como inspiração a marca sueca J.Lindeberg.

Durante viagens e conversas com outros praticantes do esporte, o fundador percebeu que havia demanda por uma marca como essa no Brasil. Segundo ele, cerca de 80% dos seus investidores, que não tiveram os nomes revelados, jogam golfe. “Esses foram fáceis de convencer”, brinca.

No conselho consultivo da empresa, há nomes como Philipe Herman Pellegrino, um dos fundadores do C6 Bank, Igor Albuquerque (ex-Hortifruti), além de Caio Caio Cézar Oliveira de Bittencourt (ex-CEO da Edenred Colômbia e Edenred Chile e Peru).

Com os recursos captados, a GolfSoul pretende investir na produção e em ações de marketing, inclusive com patrocínios a torneios e eventos.

Roberto explica que uma das dificuldades que os jogadores de golfe enfrentam é por não poderem experimentar as roupas antes de comprar, já que a compra é feita em sites internacionais. Apesar de ser um e-commerce, a GolfSoul terá presença em pontos físicos, como grandes lojas do segmento e nos campos de golfe, o que possibilita que os praticantes do esporte vejam as peças, experimentem e conheçam a qualidade do material.

“A experiência online vai tentar traduzir muito desse toque do produto, da qualidade e modelagem das peças. Além disso, estaremos presentes em torneios, inclusive com a possibilidade de produzir uma coleção para a Confederação Brasileira de Golfe, o que ajuda a transmitir a qualidade da marca”, diz.

Neste primeiro momento, a ideia é focar no mercado brasileiro, mas os fundadores já estão pensando em uma internacionalização em 2028 ou 2029, começando talvez pela América Latina. Outra possibilidade é expandir para outros esportes, a exemplo do que ocorreu com a J.Lindeberg, que hoje também vende peças de vestuário para esportes como tênis e snowboard.

Rodrigo Arello, irmão de Roberto, também atua na parte de criação, mas em vez de golfe, seu esporte de preferência é o ciclismo. “Expandir para outros esportes, como o próprio ciclismo, é uma possibilidade. Mas no momento estamos olhando para o golfe”, reforça o CEO.

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