Governo de SP inicia ampliação na Rodovia Washington Luís, na região de São José do Rio Preto

Governo de SP inicia ampliação na Rodovia Washington Luís, na região de São José do Rio Preto

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, deu início ao trabalho de mobilização para a ampliação e melhorias na Rodovia Washington Luís (SP-310), na região de São José do Rio Preto. As intervenções terão início em abril e contemplam os municípios de Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol.

Com investimento estimado em R$ 455 milhões, o projeto será executado pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2027.

“Esse é um mais um dos grandes investimentos previstos em concessões rodoviárias no estado de São Paulo. As obras vão melhorar a fluidez na região, solucionando um gargalo existente, além de impulsionar o desenvolvimento regional”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado.

As intervenções incluem a construção de 15,8 quilômetros de marginais entre o km 436 e o km 446, em São José do Rio Preto; na altura do km 425, em Cedral; e nas proximidades do km 448, em Mirassol. Serão implantados ainda 26,3 quilômetros de terceira faixa, entre os km 428 e km 436 e entre os km 444 e km 452. A nova faixa será construída, em sua maioria, no canteiro central.

Outro destaque do projeto é a reformulação completa do trevo de entroncamento com a Rodovia Transbrasiliana (BR-153), com a implantação de novas alças de acesso e viadutos de retorno. Também serão feitas melhorias nos acessos a São José do Rio Preto.

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No total, serão construídos 11 viadutos distribuídos ao longo do trecho entre Cedral e Mirassol, com estruturas projetadas para atender tanto o tráfego principal quanto o das marginais.

Além de ampliar a capacidade da rodovia, as obras vão melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança viária, com a separação entre veículos de longa distância e trânsito urbano. A expectativa é de que o projeto também gere empregos diretos e indiretos e contribua para o desenvolvimento econômico regional.

Durante a execução, a concessionária adotará medidas de sinalização e gestão de tráfego para manter o fluxo nas faixas não afetadas. A população será informada com antecedência sobre eventuais interdições por meio da imprensa local, canais digitais da empresa e sinalização na própria rodovia.

As marginais permitirão a retirada do tráfego urbano da pista principal, hoje utilizada por veículos que acessam bairros locais. Já a terceira faixa ajudará a reduzir congestionamentos e o risco de acidentes provocados por ultrapassagens perigosas, além de favorecer o transporte de mercadorias.

Além dessas obras, a Ecovias Noroeste Paulista também dará início, em 2025, à construção de uma terceira faixa na SP-310, em São Carlos. As intervenções começam em março, no trecho entre o km 227,8 e o km 242,5, com previsão de entrega em abril de 2027.

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Mais investimentos na malha rodoviária regional

Ainda nesta semana, o secretário Rafael Benini se reuniu com prefeitos do Conselho de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (CODEVAR) para apresentar novos investimentos em infraestrutura viária na região. A concessionária Ecovias Noroeste Paulista, responsável pelas obras na SP-310, também assumiu a gestão de 156 km de rodovias anteriormente administradas pela TEBE, conforme previsto no contrato de concessão assinado em 2023.

Entre os trechos agora sob responsabilidade da concessionária estão a Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), entre Bebedouro e Barretos; a Rodovia Comendador Pedro Monteleone (SP-351), entre Bebedouro e Catanduva; e as Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323), entre Pirangi e Taquaritinga.

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As melhorias previstas incluem a duplicação de 55 km da SP-351, construção de sete novos dispositivos de acesso na SP-323, adequações de marginais na SP-326 na altura de Barretos e obras de acessibilidade com a construção e requalificação de passarelas.

“A ideia é trazer investimentos que proporcionem fluidez ao tráfego e, com isso, fomentem o desenvolvimento econômico. Quando ampliamos a capacidade das rodovias, promovemos crescimento, geramos empregos e reduzimos acidentes e vítimas fatais”, destacou Benini.

Outra frente prevista é a duplicação da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), entre Taquaritinga e Borborema, passando por Itápolis. A primeira etapa ocorrerá entre 2025 e 2028, com segunda fase programada para o período de 2037 a 2040.

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