Fãs de Wicked reclamam de gritos e cantoria excessiva durante sessões em SP: ‘parecia show de diva pop’


Produção do evento disse que alguns fãs cantaram o refrão da música Desafiar a Gravidade no final do primeiro ato somente na primeira sessão. Também afirmaram que a cena não se repetiu ‘com essa intensidade’ nas demais apresentações. Fãs de Wicked reclamam de gritos e cantoria excessiva durante apresentações em SP
Gritos, cantorias constantes e filmagens têm atrapalhado a experiência de fãs do musical Wicked, um dos maiores sucessos da Broadway na atualidade. Nos últimos dias, o comportamento do público têm sido alvo de críticas nas redes sociais e comparado a “shows de diva pop”.
O espetáculo voltou ao palco do Teatro Renault, em São Paulo, na quinta-feira (20), com as atrizes Myra Rubi e Fabi Bang que dão vida à Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, e Glinda, a Bruxa Boa do Norte. Elas também são responsáveis pela dublagem das protagonistas em português no filme, lançado no ano passado.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
A produção do evento afirmou que somente na primeira sessão alguns fãs cantaram o refrão de Desafiar a Gravidade, música icônica do final do primeiro ato e que “isso não se repetiu com essa intensidade nas demais sessões como tem sido divulgado”. (Leia íntegra abaixo.)
Contudo, fãs que conversaram com o g1 apresentaram uma versão diferente. A social media Fernanda Pertile, de 29 anos, viajou de Porto Alegre (RS) para São Paulo só para assistir ao musical no domingo (23) e se sentiu frustrada com a experiência.
“Foi bem ruim, eu não esperava. Fui na outra montagem de 2023 e foi super tranquilo. Agora, a gritaria foi excessiva. Os gritos começavam desde que as atrizes entravam no palco. Parecia um show da Lady Gaga”, relatou.
Segundo Fernanda, em vários momentos da apresentação, não era possível ouvir a voz dos atores. “Teve momentos que eles precisavam dar uma enrolada, sem sair do personagem, para que pudessem falar suas falas”.
Myra Ruiz e Fabi Bang são estrelas do musical Wicked em São Paulo
Reprodução/Rafa Marques/Miguel Arcanjo
O ponto alto do incômodo, segundo a social media, aconteceu durante o voo da personagem Elphaba — a cena também foi filmada a exaustão pela plateia e compartilhada nas redes sociais. O comportamento também foi alvo de críticas.
“O início da música Desafiar a Gravidade já veio acompanhado de gritos. Quando ela pegou a vassoura, a plateia simplesmente enlouqueceu. Foi impossível entender uma palavra do que estava sendo cantado”, desabafou Fernanda.
A estudante de jornalismo Marina Rita, de 23 anos, também compartilhou a mesma frustração durante uma sessão no sábado (22). Para ela, o público desrespeitou o espetáculo. “As pessoas não paravam de falar, cantar junto e repetir os diálogos. Parece que esqueceram que estão num teatro, que tem gente ali pela primeira vez, querendo aproveitar a obra”, afirmou.
Marina é uma grande admiradora da obra e já assistiu a três montagens do musical. Em sua avaliação, essa situação já havia ocorrido em 2023, porém agora está “insustentável”.
“Teve um grupo de jovens atrás de mim que gritava por qualquer coisa. Durante o segundo ato, ninguém esperava o número acabar para aplaudir, simplesmente berravam o tempo todo”, relembrou Marina.
Nas redes sociais, o youtuber e influenciador Felipe Neto também criticou o comportamento de parte do público. “Musical não é show! Isso é desrespeito com o artista. A peça deveria ser interrompida e só voltar quando essa galera aprendesse a se comportar. Que horror”.
O voo da Elphaba é uma das cenas mais aguardadas pelo público
Reprodução/Wicked Brasil
O que diz a produção
“Wicked realizou 7 sessões maravilhosas e lotadas na semana passada, sua semana de estreia. A aceitação da nova produção, do elenco e da narrativa cênica é entusiasmante.
Em novembro de 2024, na abertura de vendas, a primeira sessão, de 20 de março de 2025, esgotou em 7 horas. Esses são os superfãs de Wicked.
Durante essa sessão, a primeira, alguns fãs cantaram o refrão de Desafiar a Gravidade, música icônica do final do primeiro ato. Isso não se repetiu com essa intensidade nas demais sessões como tem sido divulgado.
Infelizmente, @wickedmusicalbrasil, uma página de fãs, tomou como verdade o que não estava presente para verificar. E, provavelmente, com boa intenção, fizeram posts sobre o assunto, apresentando normas de comportamento que, segundo o perfil, são esperadas do público.
A produção de Wicked, em cartaz no teatro Renault, comunica-se com o público por meio do @wickedbrasil.
Assim como trabalhamos incansavelmente durante os últimos 11 meses para apresentar uma produção elogiada e à altura do legado de Wicked, temos experiência de 12 anos em produção de teatro musical e jamais permitiremos comportamentos na sala do espetáculo que prejudiquem a experiência teatral que todo o público espera e merece.
Wicked é também uma história sobre o efeito devastador de fake news. A mensagem de Wicked tem também que servir para a vida de quem se envolve com esse universo. Aos fãs de Wicked, a produção do espetáculo faz um pedido:
Queridos superfãs de Wicked, durante a apresentação, por favor guardem suas reações para o final dos números musicais. Vamos dar a oportunidade de Wicked encantar mais pessoas e conquistar novos corações.
Agradecemos imensamente o carinho e contamos com sua ajuda para tornarmos o mais agradável possível a experiência de todos espectadores.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.