Ciclistas denunciam que motos invadem faixa exclusiva para bicicletas na Zona Sul do Rio

Além das ciclofaixas, motociclistas também desrespeitam as normas ao invadir passarelas na Avenida Brasil, aumentando os riscos para pedestres. A moto jogou em cima de mim: Guarda Municipal intensifica ação contra infrações na ciclofaixa do Catete
A ciclofaixa da Rua do Catete, na Zona Sul do Rio, inaugurada em novembro, está sendo desrespeitada por motociclistas, que trafegam no local. Diversas motos invadem a faixa exclusiva para bicicletas, colocando em risco a segurança de ciclistas e pedestres.
O problema ocorre principalmente nos sinais de trânsito, quando os motociclistas tentam fugir do congestionamento e desviam pelos trechos pintados de vermelho. Em alguns casos, os pilotos chegam a estacionar na ciclofaixa enquanto aguardam passageiros.
Os ciclistas reclamam da falta de fiscalização. O professor Marco Antônio relatou quase ter sido atropelado.
“A moto se jogou em cima de mim. Eles ficam olhando no celular e passam na ciclovia a todo instante”, disse.
O aposentado Mário Henrique também alertou para o perigo da invasão. “É risco para o ciclista, para o pedestre e para o veículo. Tem uma faixa vermelha que precisa observar na hora da entrada. O pessoal de bicicleta e de carro tem que observar as sinalizações”, afirmou.
Falta de fiscalização
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro informou que realiza rondas motorizadas pelas ruas do Catete e da Laranjeiras para fiscalizar o trânsito e garantir o cumprimento das leis.
Segundo a corporação, somente quando são flagradas irregularidades é que os guardas podem agir. Apenas neste ano, já foram aplicadas 29 multas por estacionamento irregular e outras 12 por circulação indevida na ciclofaixa.
Diante da dificuldade de intervir antes das infrações, os agentes reforçaram o pedido de apoio da população para que os condutores respeitem as normas de trânsito.
A Guarda Municipal é responsável pela fiscalização das ciclofaixas no Rio de Janeiro, que hoje somam 466,8 km em toda a cidade. A prefeitura lançou, em 2023, o Plano de Expansão Cicloviária — Ciclo Rio — que pretende ampliar a malha cicloviária para 1.096 km até 2033. Desde então, 41 km foram concluídos.
No entanto, o desrespeito à ciclofaixa do Catete preocupa os ciclistas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trafegar com motos em ciclovias, calçadas ou passarelas é infração gravíssima, com multa de R$ 293 e perda de 7 pontos na CNH.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.