Google lança Gemini 2.5 com capacidade de raciocínio para acirrar ainda mais a briga com o ChatGPT

O Google anunciou nesta terça-feira (25) o lançamento do Gemini 2.5, sua nova família de modelos de inteligência artificial com capacidade de raciocínio. O Gemini 2.5 Pro Experimental, primeiro modelo da série, já está disponível para assinantes do Gemini Advanced no Brasil e promete superar concorrentes de peso como OpenAI o3-mini, GPT-4.5, Claude 3.7 Sonnet e DeepSeek R1.

A novidade dá continuidade ao Gemini 2.0, lançado recentemente, e traz como principal diferencial a capacidade de “raciocinar” antes de responder, dividindo problemas complexos em etapas menores. Isso resulta em maior precisão e desempenho, especialmente em tarefas que envolvem programação, matemática e ciência.

Você também pode gostar dos artigos abaixo:

Apple já está trabalhando na integração do Google Gemini ao Apple Intelligence

DeepSeek ou Gemini? Veja 5 diferenças entre estas plataformas de IA

Gemini 2.5

Diferente dos modelos convencionais que se baseiam apenas na classificação de palavras e probabilidades, o Gemini 2.5 analisa os passos necessários para completar uma tarefa, fazendo pausas para processar informações. Essa abordagem permite evitar erros comuns nos sistemas atuais e lidar melhor com problemas de lógica.

O modelo é multimodal, podendo processar texto, imagens e outros formatos de entrada. A tecnologia também oferece resultados avançados para gerar códigos de aplicativos e sites, consolidando-se como ferramenta robusta para desenvolvedores.

A tendência de criar IAs capazes de raciocinar vem ganhando força no mercado. A Anthropic, com seu Claude 3.7 Sonnet, apostou em um modelo único que combina tecnologias de linguagem e pensamento estruturado, enquanto outras empresas mantêm essas funções separadas.

Além do raciocínio aprimorado, o Google indica que os novos modelos servirão de base para agentes mais capazes e sensíveis ao contexto. Esses agentes são ferramentas que utilizam IA para realizar tarefas em aplicativos, programas ou sites, representando outra fronteira em expansão no setor.

O Gemini 2.5 Pro Experimental está disponível para quem tem acesso ao Gemini Advanced, parte do plano AI Premium do Google One, que custa R$ 96,99 mensais no Brasil. Para acessar o novo modelo, basta abrir o Gemini, clicar em “Gemini Advanced” e selecionar a opção “2.5 Pro (experimental)”.

A corrida entre os gigantes da tecnologia por modelos de IA mais sofisticados continua acelerando. Como você acha que essa capacidade de raciocínio vai mudar sua interação com assistentes de inteligência artificial? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Fontes: Google, TechCrunch e Engadget

Adicionar aos favoritos o Link permanente.