É #FAKE que Trump falou sobre asilo a Bolsonaro e chamou Lula de um dos maiores estadistas do mundo


Vídeo falso afirma que presidente americano teria feito as afirmações em discurso na Califórnia. Veja o passo a passo da checagem e saiba por que conteúdo é mentiroso. É #FAKE que Trump falou sobre asilo a Bolsonaro e chamou Lula de um dos maiores estadistas do mundo
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que diz mostrar Donald Trump declarando que não daria asilo político ao ex-presidente Jair Bolsonaro e que reconhece Luiz Inácio Lula da Silva como um dos maiores estadistas do mundo. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz o conteúdo falso?
Ele começa mostrando um vídeo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto uma voz diz:
“Lula é manchete em todas capas de jornais dos Estados Unidos neste sábado, depois de Donald Trump dizer que só reconhece Lula como presidente do Brasil e que não conhece o Bolsonaro. Em um discurso hoje na Califórnia, ele disse: ‘Eu não conheço o Bolsonaro, eu não vou dar asilo para ninguém. Não pense que um parlamentar no Brasil tem direito de fazer interferência na política americana […]. Também espero me unir ao Lula para fortalecer o comércio internacional. Lula é um dos maiores estadista que esse mundo tem hoje'”.
📌 Desde quando circula o conteúdo enganoso?
As publicações mais antigas identificadas pelo Fato ou Fake são de 25 de março de 2025, primeiro dia do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), da denúncia de tentativa de golpe de Estado que envolve Bolsonaro e outros sete acusados. Em 26 de março de 2025, a Primeira Turma da Corte decidiu, por unanimidade, tornar réus o ex-presidente e os demais citados.
⚠️ Por que o conteúdo é falso?
O Fato ou Fake não encontrou essas falas de Donald Trump em nenhum dos sites oficiais do governo dos Estados Unidos ou nas redes sociais do presidente, nem na imprensa internacional. Também não há qualquer registro de um discurso na Califórnia naquela data.
As imagens de Trump usadas no início do conteúdo falso são de 28 de junho de 2019, quando ocorreu uma reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no G20.
O Fato ou Fake usou o Yandex, um site russo, para encontrar o registro verdadeiro na internet.
Trump já demonstrou manter uma boa relação com Jair Bolsonaro e sua família. Em 2019, por exemplo, ele elogiou a indicação de Eduardo Bolsonaro a embaixador nos EUA. Já em 2021, durante a CPI da Covid, o líder americano afirmou que ele e Bolsonaro se tornaram “grandes amigos nos últimos anos”. Além disso, Trump e Lula representam campos políticos opostos.
Já em janeiro de 2025, logo após a posse para o seu segundo mandato, Trump disse que o Brasil e a América Latina precisam “mais dos EUA do que os EUA precisam deles”.
Já no início de março de 2025, voltou a citar o Brasil como um dos países que, segundo ele, “roubam” os EUA com tarifas sobre produtos americanos.
É #FAKE que Trump falou sobre asilo a Bolsonaro e chamou Lula de um dos maiores estadistas do mundo
Reprodução
Veja também
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
É #FAKE que trabalhador pode perder dias de férias por excesso de atestados
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE.
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.