Mesmo com o hype, será que estamos subestimando a IA?

Alessio Alionço, CEO do Pipefy, é o convidado do MVP #86 | Foto: Startups
Alessio Alionço, CEO do Pipefy, é o convidado do MVP #86 | Foto: Startups

Apesar de ultimamente não se falar em outra coisa a não ser inteligência artificial, será estamos acompanhando a evolução dessa tecnologia na velocidade ideal? Segundo Alessio Alionço, CEO do Pipefy, a maior parte do mercado ainda está subestimando o avanço da IA.

“A gente sempre acha que a inteligência artificial vai evoluir devagar, mas, na prática, ela está avançando em uma velocidade muito maior do que imaginamos”, afirmou Alessio, entrevistado da nova edição do podcast MVP.

Segundo o executivo, muitas empresas ainda enxergam a IA apenas como uma ferramenta de apoio, quando, na verdade, sua capacidade de aprendizado e adaptação está tornando-a protagonista em diversas áreas. Para ele, a grande mudança não será a substituição de humanos, mas sim a amplificação da produtividade e da inteligência estratégica dentro das organizações.

Além disso, Alessio acredita que a adoção da IA ainda é limitada pelo medo e pela falta de compreensão sobre seu potencial. “Muita gente tem receio de perder o emprego para a IA, mas o maior risco é ficar para trás porque não soube usá-la da forma certa”, alertou.

Para ele, o futuro não será de máquinas substituindo pessoas, mas de pessoas que souberem aproveitar a IA para tomar decisões mais inteligentes e estratégicas. “O profissional do futuro não é aquele que compete com a IA, mas sim aquele que sabe utilizá-la a seu favor”, concluiu.

Outro ponto levantado pelo executivo foi a transformação que o mercado de SaaS está passando, em meio ao avanço de novidades como modelos de IA e outras inovações como agentes de inteligência artificial. Segundo Alessio, a forma como interagimos com os sistemas está mudando, tornando a experiência muito mais fluida e personalizada.

“A IA generativa não vai matar o software, mas vai transformá-lo em algo muito mais intuitivo e adaptável”, disse, complementando que, no contexto do Pipefy, processos que antes demandavam um alto nível de configuração manual podem, em breve, ser otimizados com assistentes inteligentes que aprendem com o próprio usuário e sugerem melhorias de forma automatizada.

Para saber mais, confira na íntegra o novo episódio do podcast MVP. Disponível no Spotify e YouTube.

O post Mesmo com o hype, será que estamos subestimando a IA? apareceu primeiro em Startups.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.