O marketing tem o potencial de destruir um produto ou elevá-lo. Em alguns casos, até se deixa de lado o quanto aquilo realmente vendeu — e a lembrança permanece por conta da abordagem de comunicação que chamou atenção.
Vide o caso do Macintosh, de 1984, da Apple. Definitivamente, ele foi atropelado pelo IBM PC em termos de vendas. Mas a campanha criada para aquele produto, impulsionada por um comercial icônico que, de forma criativa, fazia uma crítica direta à IBM, posicionou o Macintosh em um patamar diferenciado.
Uma ação inesquecível da Sony
Neste artigo, quero relembrar outra maneira altamente criativa de unir produto e narrativa — e que até hoje, a imagem da campanha segue sendo compartilhada pela internet.
Vamos falar sobre o MP3 player Walkman NWZ-W270, da Sony, lançado em 2014. O produto tinha como principal característica a proteção contra água. Projetado para conquistar esportistas — e todos aqueles que adoram praticar atividades físicas curtindo um bom som — a gigante japonesa teve uma ideia genial.
Vendido dentro de uma garrafa d’água
A Sony decidiu vender o produto, em determinados pontos, imerso em uma garrafa d’água. Não havia forma melhor de chamar atenção para um MP3 player resistente à água do que deixá-lo, literalmente, submerso diante dos olhos do consumidor.
Vale destacar que não foram todos os locais que venderam o fone dessa maneira. A Sony realizou a ação em pontos selecionados. Fora essa versão inusitada, a edição comercializada em massa foi embalada de forma convencional, em caixas tradicionais, e sem água.
A ideia de vender o produto na garrafa partiu da agência de publicidade FCB, responsável por desenvolver a publicidade para o produto. “Ao casar o produto com a garrafa, criamos uma novidade mundial: o Walkman engarrafado. Essa embalagem inovadora nos permitiu exibir o produto de forma original, promovendo sua vantagem à prova d’água””, destacou a agência na época. A campanha chegou a ser premiada com dois Leões de Ouro de Cannes, um dos prêmios mais renomados da publicidade.
As especificações do Walkman NWZ-W270
Em termos de características técnicas, o Walkman NWZ-W270 era equipado com:
-
4 GB de armazenamento
-
Bateria com até 8 horas de reprodução contínua
-
Design compacto e leve
-
Construção resistente à água (IPX8)
Análises da época destacavam que o produto oferecia uma boa qualidade de som, isolamento de sons externos e que era produto leve, que não causava incômodos. Entre os aspectos negativos, uma certa dureza nos botões e um desconforto inicial até se acostumar com ele.
A Sony já tinha usado líquido de forma criativa anteriormente
A Sony já havia envolvido líquidos em campanhas de marketing antes. Em 2012, por exemplo, promoveu o Xperia Acro S durante sessões de pré-estreia do filme 007 – Operação Skyfall, em alguns cinemas.
Antes do filme começar, um vídeo anunciava que o smartphone — à prova d’água — estava submerso em copos de Coca-Cola. Em determinado momento, um dos aparelhos começava a tocar. Quem fosse surpreendido com o toque podia levar o smartphone para casa. Legal, né?
Diferentemente do Macintosh, o Walkman NWZ-W270 não se transformou em um produto icônico ou historicamente relevante para a indústria. Mas, assim como o computador da Apple, a brilhante campanha de marketing elevou sua popularidade — e o colocou no radar da cultura pop daquele momento.
No meio do marketing, existe um conceito chamado Buzz Marketing — e o que a Sony fez traduz exatamente esse aspecto. A campanha foi um tremendo sucesso e ajudou a aumentar as vendas do modelo.
Você também deve ler!
Walkman Phone: Relembrando o clássico Sony Ericsson W800, um dos celulares mais bonitos de todos os tempos