Esses são os drones suicidas (e autônomos) de Kim Jong-un: Coreia do Norte testa novas armas de combate com IA

A Coreia do Norte está reforçando seu arsenal militar em várias frentes. Após anunciar a criação de uma unidade de hackers especializada em inteligência artificial para fortalecer suas capacidades de guerra cibernética, o regime de Kim Jong-un deu mais um passo com a apresentação de drones suicidas equipados com IA, informa a Reuters.

Supervisionados pessoalmente por Kim, os drones foram projetados para identificar e atacar alvos de forma autônoma, sem a necessidade de intervenção humana. Durante os testes, os veículos aéreos não tripulados demonstraram alta precisão, destruindo com sucesso tanques antigos e outros alvos estratégicos. Kim elogiou o desempenho das aeronaves e ordenou a produção em massa dessas armas.

Kim

“O campo de equipamentos não tripulados e inteligência artificial deve ser uma prioridade máxima no processo de modernização das forças armadas”, afirmou o líder norte-coreano, segundo a agência estatal KCNA.

Os drones contam com sistemas de navegação e ataque guiados por IA, sendo capazes de realizar missões de reconhecimento, rastrear múltiplos alvos e monitorar movimentos de soldados tanto em terra quanto no mar.

Além dos drones: avião de alerta precoce e cooperação com a Rússia

drones

Os avanços não param por aí. A Coreia do Norte também revelou um protótipo de avião de alerta antecipado, baseado no cargueiro russo Il-76, adaptado com uma grande cúpula de radar. Imagens divulgadas pela KCNA mostraram Kim a bordo da aeronave, reforçando o interesse do regime nesse tipo de tecnologia.

Segundo a agência Reuters, análises feitas com imagens de satélite comercial já indicavam que a Coreia do Norte estaria modificando o Il-76 para transformá-lo em uma plataforma de vigilância aérea.

Esse salto tecnológico ocorre em meio à crescente cooperação entre Coreia do Norte e Rússia. Há suspeitas de que, em troca do fornecimento de armas e munições para a guerra na Ucrânia, Moscou estaria compartilhando tecnologias militares avançadas com Pyongyang — facilitando o desenvolvimento dos drones autônomos e do novo avião de alerta antecipado.

Você também deve ler!

Estes são os 7 drones de combate mais perigosos da atualidade

Robôs avançados e drones com IA serão as próximas revoluções tecnológicas, afirma presidente da TSMC

Adicionar aos favoritos o Link permanente.