Inspire-se com novo conceito de “brechó” de materiais de construção

materiais de construçãomateriais de construção

O ser humano aprendeu desde os primórdios de sua existência a dominar, pouco a pouco, a natureza; mas dominou tanto que agora a está destruindo. E sendo muitos recursos do nosso planeta finitos, começa a ficar difícil manter nosso estilo de vida nos mesmos moldes. Hoje, a engenharia já sabe que precisa ser mais ecológica e sustentável, eliminando desperdícios e transformando o que seria descartado em oportunidade de negócio. Um exemplo é o novo conceito de “brechó” de materiais de construção.

materiais de construção
Imagem reproduzida de CuritibaFun

Neste artigo do Engenharia 360, trazemos um exemplo de caso inspirador de economia circular, o projeto “Caçamba do Bem”, de Curitiba, idealizado pela designer de interiores Marília Bender Almeida. O mesmo incentiva usar os resíduos de obras em fonte de renda e, de quebra, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Caçamba do Bem (@cacambadobem)

Então, você queria empreender na engenharia? Confira o texto a seguir, aprenda com essa iniciativa e replique as boas ações em seus próprios projetos!

O modelo de sucesso da Caçamba do Bem

A iniciativa Caçamba do Bem surgiu em 2018, após a designer Marília, em sua rotina de trabalho, perceber o grande volume de materiais de construção que eram descartados das obras. Foi aí que ela decidiu que queria criar uma rede de sustentabilidade que pudesse amenizar a situação e beneficiar a comunidade. A ideia era a seguinte: dar um devido destino aos itens que são descartados e submetidos a uma curadoria, como restauração ou reutilização. Os mesmos são comercializados em um bazar, sendo algumas peças doadas para instituições locais.

materiais de construção
Imagem divulgação reproduzida de Banda B
materiais de construção
Imagem divulgação reproduzida de Banda B 2

Sendo assim, podemos dizer que o impacto da Caçamba do Bem vai além do resgate de materiais, promovendo um ciclo de benefícios. A ação cria uma rede de conexões que direciona artigos que iriam para lixões para onde podem ser mais úteis, mesmo que não seja diretamente nos projetos de engenharia. Isso demonstra como a sustentabilidade pode ser uma ferramenta poderosa para gerar impacto social e econômico.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Caçamba do Bem (@cacambadobem)

A saber, nesses primeiros anos em prática, o projeto já salvou mais de cinco mil peças do descarte, provando que o que para muitos é um lixo pode ser um ativo valioso para empreendedores visionários.

Lições para empreendedores da engenharia

A história de Marília é mesmo uma ótima lição de empreendedorismo. Ela identificou um problema (descartados de obra com potencial de serem reaproveitados), mas também viu nisso uma oportunidade (fonte de receita e inovação). Claro que isso não vai acabar com o impacto da construção civil de todo o país sobre a natureza, por exemplo. Mas tal prática sustentável abre um leque de oportunidades para a engenharia, como criação de materiais ecológicos e implementação de processos mais eficientes.

É interessante ver como a rede Caçamba do Bem vem prosperando graças à colaboração de doadores, clientes e instituições. Podemos tirar inspiração disso! A engenharia pode sempre se beneficiar de parcerias com empresas de reciclagem, fornecedores de materiais sustentáveis e outros profissionais do setor.

Apoio do SEBRAE

Outra lição ensinada pela designer Marília é a importância do desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Em algum momento, ela percebeu que poderia levar seu negócio, a Caçamba do Bem, para um novo patamar, só era preciso aprimorar seus conhecimentos em gestão. Por isso, decidiu fazer parte do programa do Empretec, do SEBRAE (com inspiração na metodologia da ONU), para capacitação de empreendedores, que aborda ainda a transformação pessoal e a identificação de oportunidades e superação de desafios.

Lembrando que a engenharia, assim como qualquer outro setor, exige uma visão estratégica e habilidades de gestão para prosperar.

  • Defina metas claras e trace um plano para alcançá-las.
  • Controle os custos e busque fontes de financiamento para o seu negócio.
  • Divulgue seus produtos e serviços para o público certo.
  • Monte uma equipe qualificada e motivada.

Ideias para empreender com materiais reciclados

  • Brechó de materiais: coleta, tratamento e revenda de materiais descartados por construtoras, lojas e consumidores finais. 
  • Venda de peças customizadas: transformação de materiais descartados em novos produtos exclusivos, como peças de móveis e fechamento de vãos (incluindo vidros para janelas).
materiais de construção
Imagem reproduzida de Tudo já existe
  • Consultoria em sustentabilidade: orientação para profissionais e civis que desejam incorporar materiais reciclados em suas obras, reduzindo custos e impacto ambiental. 
  • Oficinas e cursos: orientando profissionais e entusiastas das engenharias à prática do DIY para reutilização de materiais de construção.
  • Desenvolvimento de novos materiais: pesquisa e desenvolvimento de soluções para construção com reciclados e de baixo impacto ambiental.
  • Criação de plataformas de economia circular: conectando empresas que geram resíduos com aquelas que podem utilizá-los.
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Caçamba do Bem (@cacambadobem)

Vantagens do empreendedorismo sustentável

Empreender com materiais reciclados pode trazer grandes vantagens. Para começar, há redução nos custos de materiais utilizados nas obras, redução do impacto ambiental e atração de novos clientes, já que o mercado está cada vez mais atento e apostando em soluções ecológicas.

Por outro lado, devemos citar os desafios, que é a logística, coleta e armazenamento desses materiais até que sigam para seu destino; triagem e tratamento das peças; e a própria educação do consumidor, que nem sempre confia 100% no reaproveitamento.

materiais de construção
Imagem divulgação reproduzida de JBA Noticias

Olhando para o futuro, podemos prever algumas novas tendências de construção em alta. Por exemplo, a utilização de componentes pré-fabricados, reduzindo desperdícios e o tempo de construção. Também a impressão 3D de peças personalizadas a partir de materiais reciclados. O uso das IAs para otimização de uso de materiais, redução do consumo de energia e melhora da segurança dos canteiros de obras. E, para finalizar, o surgimento de mais brechós de materiais de construção pelo mundo.

Veja Também:

Reciclagem de Alumínio: Processo e Benefícios

‘ReShaping Plastics’, sobre sistema circular de plástico


Fontes: Agência SEBRAE.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.