Semana Santa: confira os pontos de venda de palmito no ES


Para organizar a venda do palmito – item fundamental para a torta capixaba -, municípios capixabas divulgaram as regras para a comercialização e os pontos de venda do produto. Venda de palmito em Linhares, no Espírito Santo
Reprodução/PML
Na Quaresma e durante a Semana Santa, a procura e o consumo de palmito aumentam bastante em todo o Espírito Santo. O produto é ingrediente fundamental para a tradicional torta capixaba, prato típico desta época.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Para organizar a venda do palmito, municípios capixabas divulgaram as regras para a comercialização e os pontos de venda do produto. Em algumas cidades, os comerciantes precisam se inscrever previamente na prefeitura para estarem liberados.
LEIA TAMBÉM:
Aprenda a fazer torta capixaba com paneleiras e desfiadeira de siri do ES
Palmito: de onde vem e como é produzido um dos principais itens da torta capixaba
Vitória
Na Capital não será necessária a inscrição prévia dos comerciantes. A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) informou que a venda de palmito será realizada na região do Sambão do Povo.
Equipes vão fiscalizar a chegada dos vendedores para organizar o comércio ambulante na área. O início das vendas ainda não tem data definida.
Vila Velha
Na cidade, é obrigatória a inscrição prévia para o comércio de palmito in natura durante a Semana Santa. As inscrições já podem ser feitas, de segunda a sexta, das 14h às 16h.
A comercialização vai ocorrer entre os dias 10 e 19 de abril, das 6h às 21h30, no estacionamento do Atacadão S.A., no bairro Nossa Senhora da Penha.
Para se inscrever, os interessados em vender palmito devem comparecer pessoalmente à Gerência de Posturas Municipal (Gepom), em Vila Velha. É necessário pagar uma taxa. O edital pode ser conferido aqui.
Serra
Na cidade, as inscrições para o comércio de palmito durante a Semana Santa poderão ser feitas pelo site da prefeitura ou no protocolo-geral da prefeitura, entre quinta-feira (2) até 10 de abril. A comercialização começará no sábado (5).
Para se inscrever, os interessados devem atender aos seguintes critérios: apresentação de documentação pessoal; atestado de bons antecedentes; foto do local onde pretende realizar a comercialização; nota fiscal que comprove a procedência do produto.
A venda de palmito na Serra está autorizada nos seguintes locais:
Terreno ao lado do Terminal de Laranjeiras;
Avenida Eldes Scherrer Souza, em Laranjeiras;
Entrada do bairro Jardim Limoeiro;
No km 8,5 da BR 101 (próximo ao Andaimes Vitória), em Jardim Limoeiro;
Em frente ao Posto de São Benedito, em Serra Sede;
Na Rua Floriano Peixoto, 104, São Judas Tadeu, Serra Sede;
Peixaria de Jacaraípe, na Colônia de Pescadores (próximo à Praça Encontro das Águas), em Jacaraípe;
Entrada do bairro José de Anchieta (próximo ao posto de combustível Arara Azul);
Rodovia BR 101, km 264, em José de Anchieta;
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Jacaraípe (próximo ao posto Shell);
Entrada de Nova Almeida (próximo à rotatória do bairro).
Mais informações: WhatsApp (27) 99517-9126.
Área para venda de palmito em Vitória
André Sobral/PMV
Cariacica
A comercialização do palmito ocorrerá no período de 10 a 20 de abril, com quatro pontos de vendas autorizados: São Francisco, próximo ao Corpo de Bombeiros; Campo Grande, ao lado da Câmara Municipal; Itacibá, próximo ao supermercado Casagrande e Correios; e Porto de Santana, na entrada do bairro.
O horário será definido pelos próprios vendedores.
Os comerciantes que quiserem vender palmito nestes pontos precisam procurar a Coordenação de Posturas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, que fica localizada no Centro Administrativo, para obter a autorização.
Viana
A prefeitura informou que, atualmente, não possui critérios estabelecidos para a comercialização de palmito. Em nota, a cidade disse que “está cadastrando produtores e feirantes que irão comercializar palmito na cidade”.
Linhares
Em Linhares, a venda de palmito ocorrerá nas feiras livres dos bairros, sem necessidade de inscrição prévia dos comerciantes.
O comércio será nos dias 16 e 17 de abril, das 5h às 12h, em dois locais: no dia 16, na feira livre do Novo Horizonte, próxima ao Parque de Exposição; e no dia 17, na feira livre do bairro Aviso, próxima à Emef Roberto Calmon.
Colatina
A prefeitura informou que está reformulando seu Código de Posturas buscando adequar a realidade do município às necessidades da população e do comércio local.
“Nos próximos dias, a administração vai divulgar a normatização para a venda dos produtos referentes à culinária da Semana Santa”, disse, em nota.
Casal investe no cultivo de palmito na zona rural de Guarapari, ES
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.