Amazon faz oferta para comprar o TikTok nos EUA

Pacote da Amazon (Foto: Canva)
Pacote da Amazon (Foto: Canva)

A Amazon entrou na disputa pela compra do TikTok com uma proposta de última hora para adquirir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos. O movimento ocorre em meio ao prazo iminente para que o aplicativo se desvincule de seu controlador chinês ou enfrente um possível banimento no país. A Amazon e o TikTok ainda não comentaram sobre a proposta.

Segundo o The New York Times, pessoas familiarizadas com o assunto confirmaram o interesse da Amazon na compra do TikTok. A proposta teria sido formalizada por meio de uma carta endereçada ao vice-presidente, JD Vance, e ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick. No entanto, fontes indicam que as partes envolvidas nas negociações não estão levando a oferta da gigante do e-commerce a sério.

O movimento evidencia as manobras de última hora em torno da propriedade do TikTok, cuja ligação com a China tem levantado preocupações de segurança nacional entre legisladores dos dois principais partidos dos EUA. A plataforma de vídeos tem até 5 de abril para encontrar um comprador norte-americano antes de enfrentar um possível banimento no país.

De acordo com o NYT, o presidente Donald Trump se reunirá nesta quarta-feira (2) com autoridades da Casa Branca para discutir o futuro do TikTok. Fontes ligadas às negociações afirmam que uma solução alternativa está sendo considerada, envolvendo novos investidores americanos, como a Oracle, Blackstone e o fundo Andreessen Horowitz, sem que uma venda formal ocorra. No entanto, não está claro se essa estrutura atenderia às exigências legais.

A relação da Amazon com o TikTok não é recente. Com 170 milhões de usuários nos EUA, o aplicativo se tornou um canal estratégico de compras, onde influenciadores promovem produtos e redirecionam consumidores para a plataforma da Amazon, que repassa uma porcentagem das vendas aos criadores de conteúdo.

Anteriormente, a Amazon tentou lançar sua própria versão do TikTok dentro de seu aplicativo, chamada Inspire, mas a iniciativa fracassou e foi descontinuada este ano. Outros gigantes do varejo também já demonstraram interesse pelo TikTok. Em 2020, quando a plataforma foi pressionada pela primeira vez a vender suas operações nos EUA, Microsoft e Walmart chegaram a fazer uma oferta conjunta.

Mesmo com o interesse de diversos grupos, o TikTok afirma que não está à venda, alegando, entre outros motivos, que o governo chinês impediria qualquer negociação desse tipo.

O post Amazon faz oferta para comprar o TikTok nos EUA apareceu primeiro em Startups.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.