Casal do Amapá desenvolve tijolos de açaí para uma construção civil mais sustentável

tijolos de açaítijolos de açaí

A engenharia está caminhando para um futuro cada vez mais sustentável. Vale ressaltar que isso não tem volta e que não se trata de seguir modismos, mas de atender à necessidade de preservação da natureza. Hoje, vários pesquisadores trabalham tentando inovar, combinando eficiência ambiental com funcionalidade. E um exemplo na construção civil é o caso do casal Monica Rabelo e Romulo Pereira, do Amapá, idealizadores do projeto REM Tijolo Eco, empresa dedicada à produção de materiais sustentáveis, como os tijolos de açaí, ou melhor, feitos de fibra de açaí, areia de vidro e resíduos de obras.

Se você já considerou empreender ofertando ao mercado produtos ecológicos, pode se inspirar com essa história contada pelo Engenharia 360!

tijolos de açaí
Imagem de arquivo pessoal reproduzida de Pequenas Empresas Grandes Negócios

A jornada do casal empreendedor

Tudo começou em 2016. Na época, Monica Rabelo vendia salgados na rua. No mesmo ano, ela se mudou para a Guiana Francesa, onde conheceu Romulo Pereira. Na sua passagem pelo país vizinho, teve contato com o trabalho de uma fábrica de tijolos ecológicos feitos a partir de argila. A experiência despertou sua curiosidade por soluções sustentáveis na construção civil. Então, em 2019, já no Brasil, o casal decidiu permanecer em Macapá, município no Amapá, e desenvolver seu próprio modelo de tijolos ecológicos.

Monica e Romulo batalharam muito e correram atrás e adquiriram uma prensa manual. Inicialmente, optaram por utilizar cimento misturado com resíduos de um aterro sanitário para a produção de tijolos. Este produto já chamou bastante atenção do mercado, especialmente como alternativa para construção de churrasqueiras. O problema é que a matéria-prima era difícil de ser encontrada localmente – o custo de trazer de Manaus, cidade mais próxima, era inviável. Finalmente, em 2021, o casal então aprimorou o plano.

A ideia final foi aproveitar o grande volume de caroço de açaí descartado na região. Assim nasceu o projeto REM Tijolo ECO!

tijolos de açaí
Imagem divulgação via Um Só Planeta

Capacitação e aprimoramento

Para aprimorar suas ideias de empreendedorismo, o casal resolveu participar de cursos de capacitação promovidos pelo SEBRAE e pela EMBRAPA, com foco no aprofundamento de conhecimento sobre materiais sustentáveis. Isso lhes permitiu conhecer novos fornecedores da construção civil, além de técnicas de engenharia, como a hidrocura, que substitui a queima em fornos por um tratamento com água.

Como são desenvolvidos os tijolos da REM Tijolo Eco

Monica e Romulo perceberam logo de cara, ao analisar os movimentos do mercado, que havia uma demanda crescente por tijolos ecológicos. No entanto, elas sabiam que precisavam de uma solução mais eficiente e natural para atrair e atender bem seus futuros clientes. Após inúmeros experimentos, descobriram que a fibra do açaí, combinada com areia de vidro e outros resíduos da construção, resultava em um tijolo resistente e sustentável.

Lembrando que o Amapá é um estado brasileiro conhecido por sua grande produção de açaí.

A saber, hoje, os tijolos da REM Tijolo Eco são fabricados utilizando um sistema de hidrocura. O processo inclui:

  • Trituração e mistura: Os resíduos de construção, fibra de açaí e areia de vidro são triturados e misturados.
  • Prensagem: A mistura é prensada em uma máquina, moldando os tijolos.
  • Hidrocura: Durante sete dias, os tijolos são borrifados com água pela manhã e à noite e mantidos cobertos para evitar a luz solar direta. Esse método substitui a queima em fornos, reduzindo emissões de carbono.

O futuro da construção sustentável no Brasil

O casal Monica e Romulo já vendeu várias churrasqueiras de tijolos ecológicos e muitos tijolos de açaí para pequenas construções. Neste momento, sua marca, a REM Tijolo Eco, está focada em se posicionar como uma fábrica de tijolos para construção de residências. Com seu maquinário, é possível produzir 5 mil peças por dia, contando com apenas três funcionários – e há planos de expansão dos negócios. As vendas dos seus produtos são feitas por meio do Instagram e WhatsApp, provando a força da presença digital na promoção de ideias inovadoras.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por REM Tijolo Eco (@rem_tijoloeco)

O lado positivo de toda essa história é o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados, com a empresa ajudando a reduzir o impacto ambiental da construção civil e promovendo a economia circular.

Ações como essa contribuiriam para a preservação ambiental, geração de empregos e desenvolvimento sustentável. Por outro lado, há os desafios impostos pelo próprio processo de hidrocura adotado na fabricação dos tijolos, que demanda sete dias para cura; por isso é que as peças não são vendidas a pronta entrega. Ademais, a fibra do açaí precisa ser trabalhada com cuidado, pois não dá a mesma liga do cimento – por isso, os tijolos REM Tijolo Eco têm furos.

tijolos de açaí
Imagem Instagram rem_tijoloeco via Bons Fluidos

Veja Também: Descubra o Solo-Cimento: Aplicações na Construção


Fontes: Pequenas Empresas Grandes Negócios, Gazeta de São Paulo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.