Microsoft decide desacelerar projetos globais de data center

Microsoft
Crédito: Divulgação

Enquanto as maiores empresas de tecnologia do planeta correm para construir uma infrestrutura que dê vazão ao avanço da inteligência artificial, a Microsoft decidiu reduzir o ritmo de expansão de seus data centers ao redor do mundo. No momento, a big tech está com uma abordagem mais cautelosa no desenvolvimento da infraestrutura que suporta seus serviços de inteligência artificial e computação em nuvem. A informação foi dada pela Bloomberg.

De acordo com a reportagem, a empresa interrompeu negociações ou adiou projetos em países como Indonésia, Reino Unido e Austrália, além de locais nos Estados Unidos, incluindo Illinois, Dakota do Norte e Wisconsin. Segundo a publicação, não está claro se a Microsoft está pausando os projetos devido à desaceleração da demanda ou a problemas relacionados à construção.

A suspensão de projetos também afetou algumas parcerias com outras companhias de tecnologia, como a negociação para um espaço avançado de chips da Nvidia no Reino Unido e a colaboração com a Applied Digital (empresa que desenvolve e opera datacenters) nos Estados Unidos.

A Microsoft também recuou de um contrato com a CoreWeave para aluguel de capacidade adicional de nuvem. Além disso, a big tech estava negociando alugar um espaço na instalação Docklands, mas acabou não se comprometendo com o projeto. O espaço agora está sendo oferecido a outros interessados.

Ao que tudo indica, mesmo com a Microsoft sendo uma das principais impulsionadoras da inteligência artificial (especialmente pela parceria com a OpenAI), a empresa está numa espécie de “corda bamba”, tentando equilibrando expansão e sustentabilidade em seus investimentos em infraestrutura.

O post Microsoft decide desacelerar projetos globais de data center apareceu primeiro em Startups.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.