Veja como a impressão 3D está revolucionando a reabilitação de animais silvestres

Tecnologia 3D em Medicina VeterináriaTecnologia 3D em Medicina Veterinária

A tecnologia de impressão 3D deu alguns saltos significativos nos últimos anos e isso tem beneficiado vários setores do mercado, como Engenharia e Medicina, inclusive Medicina Veterinária, ajudando a salvar vidas. Um dos usos práticos que podemos citar no Engenharia 360 é a criação de próteses para animais silvestres, que sofrem frequentemente com lesões traumáticas ou deformidades. Inclusive, um grupo de especialistas está utilizando essa inovação para criar próteses personalizadas para animais com graves ferimentos.

Os benefícios das próteses 3D para a Medicina Veterinária

No passado, era inimaginável fazer o que se faz hoje. Graças à impressão 3D, ou manufatura aditiva, hoje podemos criar objetos mais complexos por meio da deposição de camadas de material – geralmente polímeros termoplásticos como PLA (poliácido láctico), extraído da cana-de-açúcar, ou ABS (acrilonitrila butadieno estireno). Por conta disso, dispositivos como próteses podem ser mais personalizados, leves e duráveis, o que beneficia especialmente planos de atendimentos médicos a animais em situações específicas.

Como funcionam as próteses em 3D para animais

O processo de criação de próteses para animais envolve várias etapas altamente técnicas que exigem precisão. Começando pelo escaneamento digital do animal ferido e de um animal saudável da mesma espécie, mas com características físicas semelhantes, para obtenção e comparação de dados sobre a anatomia. Na fase seguinte, faz-se um modelo computacional e impressão 3D em material resistente, como plástico PLA. Por fim, a prótese é fixada ao paciente, que só precisa se adaptar à novidade.

A saber, atualmente, o custo de impressão de próteses para Medicina Veterinária é relativamente baixo. Uma peça pequena, como para substituir um bico de tucano, por exemplo, pode ser produzida em cerca de cinquenta horas, utilizando apenas 100g de material. O plástico derivado da cana-de-açúcar torna esses itens ainda mais acessíveis e, a melhor parte, eco-friendly.

O nascimento dos Avengers do grupo animal

Em 2012, a Marvel lançou o filme ‘The Avengers’, com super-heróis que trabalham para defender a Terra. Inspirados nisso, um grupo de veterinários, um dentista e um designer se uniram e criaram em 2023 um grupo apelidado de Animal Avengers, com objetivo de aplicar tecnologia 3D na reabilitação de animais silvestres. Sua grande vitória foi o caso da tartaruga Freddy, cujo casco foi destruído em um incêndio. Com paixão e obstinação, eles reconstruíram o casco do animal utilizando impressão 3D, garantindo sua sobrevivência e qualidade de vida.

Tecnologia 3D em Medicina Veterinária
Imagem divulgação Animal Avengers via UOL
Tecnologia 3D em Medicina Veterinária
Imagem divulgação Animal Avengers via UOL
Tecnologia 3D em Medicina Veterinária
Imagem divulgação Animal Avengers via UOL
Tecnologia 3D em Medicina Veterinária
Imagem divulgação Animal Avengers via UOL
Tecnologia 3D em Medicina Veterinária
Imagem divulgação Animal Avengers via UOL

O resultado desse trabalho foi estrondoso, um lindo testemunho do poder da inovação e da determinação! É claro que isso inspirou o grupo de profissionais a trabalhar em outros projetos. Vale citar o caso do tucano Zazu, resgatado com uma fratura no bico. A equipe do Zoológico de Brasília, em parceria com os “vingadores brasileiros”, criou uma prótese em impressão 3D que permitiu ao animal voltar a se alimentar de forma independente, evitando que ele tivesse de ser sacrificado. Agora, mesmo que não possa ser reintroduzido na natureza, poderá permanecer em cativeiro com qualidade de vida.

Assista ao vídeo a seguir para entender melhor o trabalho do Animal Avengers:

O futuro da tecnologia de próteses 3D para animais

A tecnologia 3D tem beneficiado demais a Medicina Veterinária. Com o aprimoramento de materiais e técnicas, espera-se que mais animais possam se beneficiar das inovações. Além disso, a acessibilidade e versatilidade das impressoras permitem que outros profissionais sejam envolvidos no processo científico, multiplicando os esforços de reabilitação e o desenvolvimento de mais soluções eficazes, trazendo esperança para animais que antes teriam um destino trágico.

Especialmente as próteses, por exemplo, podem ser projetadas para simular a aparência dos órgãos naturais, o que ajuda demais na aceitação social dos animais tratados em seu grupo – sem contar que facilita a camuflagem.

Apesar das boas notícias, vale destacar que, infelizmente, nem todos os animais podem ser salvos por esse tipo de tratamento. 

Algumas próteses só são viáveis se não houver risco de infecção, pois regiões muito vascularizadas podem comprometer o sucesso do implante. E até mesmo aqueles animais que receberam próteses não têm dados científicos suficientes para determinar se sua longevidade, com esses dispositivos, pode ou não ser impactada. Em aves, por exemplo, a fixação de próteses é algo bem complicado devido à densidade dos ossos e sistema respiratório. Por isso, antes de qualquer medida drástica, o paciente é cuidadosamente avaliado, considerando se ele pode resistir à cirurgia e à recuperação pós-cirurgia.

Por hora, o grupo Animal Avengers tem obtido sucesso em casos de fraturas de bico, perda de dentes e danos ao casco. O próximo passo do projeto é compartilhar seu conhecimento e popularizar a técnica. No momento, os profissionais estão planejando eventos para reunir colegas de diversas áreas para discutir sobre o futuro da impressão 3D na Medicina Veterinária, para que outros visionários aprimorem as próteses e expandam o alcance dessa tecnologia.

Veja Também:

Engenharia Biomédica e Medicina Veterinária: Conexão

Células animais fazem fotossíntese pela primeira vez


Fontes: Correio Braziliense, UOL.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.