Novo SUV chega com menor preço, mas tem um detalhe inesperado

Novo SUV chega com menor preço, mas tem um detalhe inesperado

O Citroën Basalt Feel 1.0 MT se consolidou como um dos SUVs mais baratos do Brasil, chamando atenção pelo seu preço competitivo e espaço interno generoso. Com valor atual de R$ 92.990 na venda direta, o modelo da Citroën se destaca entre os veículos de entrada, oferecendo um pacote atrativo para quem busca um carro econômico e acessível.

Mas será que essa escolha vale a pena? Para ajudar nessa decisão, analisamos cinco razões para comprar o Basalt e cinco motivos para pensar bem antes de investir no SUV da Citroën.

Cinco motivos para comprar o Citroën Basalt Feel

Apesar de algumas limitações, o Basalt Feel apresenta vantagens que podem pesar na hora da compra. Entre os destaques, estão o consumo de combustível, o amplo espaço interno e uma lista de equipamentos acima da média para a categoria.

Consumo de combustível impressiona

Para quem busca um carro econômico, o Basalt Feel 1.0 MT se mostra uma excelente opção. Conforme o Inmetro, os números de consumo são:

  • Gasolina: 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada
  • Etanol: 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada

Nos testes da Autoesporte, o desempenho foi ainda melhor, alcançando 16,3 km/l na estrada com gasolina, tornando-se um dos SUVs mais econômicos do Brasil.

Preço acessível dentro da categoria

Com um valor de R$ 92.990, o Basalt Feel se posiciona como um dos SUVs mais baratos do Brasil. Para efeito de comparação:

  • Renault Kardian manual: R$ 106.990
  • Fiat Pulse automático: R$ 116.990
  • Sedãs 1.0 aspirados: Fiat Cronos (R$ 100.990), Onix Plus (R$ 105.490) e HB20S (R$ 103.010)
Citroën Basalt Feel – Créditos: Divulgação/Citroën

Espaço interno generoso e porta-malas grande

O Basalt Feel tem dimensões que garantem ótimo espaço interno, sendo ideal para famílias ou quem precisa de conforto para os passageiros traseiros. O SUV tem:

  • Comprimento: 4,34 metros
  • Entre-eixos: 2,64 metros
  • Porta-malas: 490 litros (maior que o Renault Kardian, que tem 385 litros)

Lista de equipamentos acima da média

Mesmo sendo um SUV de entrada, o Basalt Feel surpreende na lista de itens de série, incluindo:

  • Central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay
  • Painel digital de 7 polegadas
  • Câmera de ré e assistente de partida em rampa
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas
  • Quatro airbags e vidros elétricos one-touch

Conjunto mecânico conhecido e manutenção acessível

O motor 1.0 Firefly aspirado flex já é bem conhecido no mercado e tem manutenção fácil e barata. Ele entrega:

  • Potência: 71 cv (gasolina) e 75 cv (etanol)
  • Torque: 10 kgfm (gasolina) e 10,7 kgfm (etanol)
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Esse conjunto mecânico já é utilizado em outros modelos da Stellantis, o que facilita o acesso a peças e serviços.

Cinco motivos para pensar bem antes de comprar o Citroën Basalt Feel

Apesar das qualidades, o Basalt Feel tem pontos que podem fazer o consumidor repensar a compra, como desempenho fraco e acabamento simples.

Desempenho é um dos piores do Brasil

O Basalt Feel 1.0 é o carro zero mais lento do Brasil. Nos testes da Autoesporte, o SUV fez de 0 a 100 km/h em 16,9 segundos, desempenho inferior até mesmo ao Volkswagen Polo Track (16,6 s).

Para comparar, o Porsche Taycan Turbo GT, carro mais rápido do país, faz 0 a 100 km/h em 2,2 segundos. O Basalt, por sua vez, precisa de 3,9 segundos apenas para ir de 0 a 40 km/h.

Ergonomia pouco funcional

Dirigir o Basalt pode ser desconfortável devido à posição de direção elevada demais. Além disso:

  • O volante não tem ajuste de profundidade
  • Os botões dos vidros traseiros estão em um local de difícil acesso

Esses detalhes podem incomodar quem busca um carro mais ergonômico.

Citroën Basalt Feel – Créditos: Divulgação/Citroën

Acabamento interno deixa a desejar

Mesmo sendo um SUV acessível, o Basalt apresenta um acabamento simples demais, com excesso de plástico e rebarbas.

  • Os bancos têm forração básica
  • O console central tem visual antiquado
  • Falta um toque de sofisticação no interior

Isolamento acústico ruim

Rodar com o Basalt em velocidades mais altas pode ser desconfortável. Acima de 100 km/h, o motor trabalha em rotações elevadas (acima de 3.500 rpm), aumentando o ruído na cabine.

  • Conversar dentro do carro exige elevar o tom de voz
  • O barulho externo pode ser cansativo em viagens longas

Segurança poderia ser melhor

Na Índia, o Basalt é vendido com seis airbags, mas no Brasil o modelo conta com apenas quatro. A redução de itens de segurança gera críticas, especialmente considerando que SUVs concorrentes já oferecem mais proteção de série.

Vale a pena comprar o Citroën Basalt Feel manual

O Citroën Basalt Feel 1.0 MT tem um ótimo custo-benefício para quem busca um SUV econômico e espaçoso, mas faz algumas concessões em desempenho e acabamento.

É uma boa compra para quem:

  • Quer um SUV acessível
  • Precisa de um carro econômico e espaçoso
  • Procura um modelo com boa lista de equipamentos

Mas pode não ser ideal para quem:

  • Prioriza um bom desempenho
  • Espera um acabamento mais refinado
  • Busca um carro com isolamento acústico eficiente

Com prós e contras bem definidos, a decisão final depende do que o comprador espera de um SUV de entrada.

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