Para Cif, o uso do palavrão tá liberado!

CONTEÚDO APRESENTADO POR CIF

Movimentos delicados, emoções contidas, voz baixa e um vocabulário sem palavrões. É assim que as mulheres, ainda na infância, são ensinadas a se comportar. Isso não é de hoje. Ao longo de toda a história, os papéis de gênero foram perpetuados. Entre eles, sempre houve um sussurro traiçoeiro que insistia em sugerir que a força, a fúria e a rebeldia deveriam ser reservadas somente aos homens. Eles acreditavam, afinal, que elas seriam frágeis demais para isso. Estavam enganados, é claro.

Construídas e estimuladas, tais expectativas quanto ao comportamento feminino nunca foram naturais e, ainda bem, não são imutáveis. Veja o uso dos palavrões, por exemplo. Segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge, localizada no Reino Unido, nos anos 1990, em 83% dos casos, era mais comum ouvir um xingamento da boca de um homem do que de uma mulher. Porém, duas décadas depois, a porcentagem entre eles e elas se igualou.

A mudança nos números representa que, ao menos quando se trata de linguagem, já não há mais tantas distinções quanto antes. Ainda hoje, alguns até podem considerar inadequados os palavrões falados por mulheres, mas elas já não parecem mais inibidas pelo julgamento alheio. “A gente pode xingar para porra, sem medo de ser feliz”, diz a influenciadora Flávia Viana, em um episódio recente do podcast Missão Pod Delas.

Se você estranhou o uso de um palavrão em um vídeo publicado na internet, que já tem um algoritmo treinado para derrubar conteúdos com palavrões, a gente explica o que aconteceu ali. Em uma ação inovadora, Cif, referência em produtos de limpeza, invadiu o universo dos podcasts e deu toda a liberdade para as apresentadoras soltarem o verbo, inclusive xingarem. Para driblar o algoritmo, a cada palavrão, ao invés de entrar o clássico “Biiip”, o irreverente “Ciiif” entra no lugar. 

Além de trazer um conteúdo inovador como esse, Cif ainda conseguiu quebrar dois estereótipos que envolvem a presença feminina na publicidade: não ter nenhuma mulher fazendo limpeza e ainda falando palavrões! 

“Nos últimos anos, Cif tem se aproximado cada vez mais do universo do entretenimento, buscando se conectar com o público de maneiras criativas e autênticas”, conta a diretora de marketing da Unilever, Mariana Gonçalo. “Trazer os podcasts para essa ação foi uma estratégia pensada para ampliar o conhecimento da audiência sobre o nosso produto de forma divertida e inovadora, e além disso, foi super importante trazer a presença feminina para marcar presença em uma ação tão inovadora na categoria de produtos de limpeza”, completa ela sobre a campanha.

O produto em questão é o Cif Limpeza Milagrosa, capaz de limpar sem esforço mais de 100 superfícies diferentes, de fogões a tênis. É justo, então, que depois de revolucionar a limpeza doméstica, a marca, fundada em 1969, queira passar um pano para as bocas sujas, com muito deboche e, claro, eficiência. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.