Piloto tem licença cassada após ser encontrado bêbado em avião

Piloto bêbado tem licença cassada em avião no aeroporto de DublinReprodução Pixabay

Um piloto de uma companhia aérea norte-americana teve sua licença de voo revogada após ser encontrado embriagado a bordo de uma aeronave no Aeroporto de Dublin. A informação é do portal Irish Examiner.

A Autoridade de Aviação Irlandesa (IAA, na sigla em inglês), órgão responsável pela fiscalização de aeronaves nos aeroportos da Irlanda, realizou uma inspeção aleatória na aeronave em 17 de setembro do ano passado.

O avião, um cargueiro operado por uma empresa internacional, foi inspecionado por agentes da IAA, que solicitaram a apresentação das licenças dos pilotos e dos documentos obrigatórios que devem estar a bordo de qualquer aeronave.

Durante a inspeção, os fiscais da agência realizaram um teste de bafômetro rotineiro nos pilotos presentes.

O resultado indicou que um dos dois pilotos apresentava um nível de álcool no sangue “consideravelmente acima dos limites permitidos” para a atividade aérea, afirmou um porta-voz da IAA, ressaltando que o profissional “não estava em condições adequadas para operar a aeronave”.

Diante da situação, foi emitida uma ordem imediata impedindo a decolagem do avião. O piloto foi retirado da cabine e impedido de continuar operando o voo.

Posteriormente, o piloto foi processado judicialmente pelo Tribunal Distrital de Dublin, segundo informou a IAA.

Além da investigação conduzida na Irlanda, o caso também foi comunicado à Administração Federal de Aviação (FAA), órgão regulador da aviação nos Estados Unidos. A FAA confirmou que a licença do piloto foi revogada.

“Dessa forma, o caso está encerrado”, declarou a IAA.

A Autoridade de Aviação Irlandesa também é responsável por gerenciar a capacidade e definir os slots de voo no Aeroporto de Dublin, além de aprovar as rotas utilizadas pelas companhias que operam nas duas principais pistas do terminal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.