Integração na Universidade: MG2 mostra projeto que leva orientações de primeiros socorros para alunos e professores de escolas em Juiz de Fora


Ao longo de dez reportagens, a série exibida às terças-feiras no MG2 vai apresentar iniciativas de universidades e faculdades de Juiz de Fora e região que impactam positivamente a comunidade. Projeto tem como objetivo capacitar alunos e professores em primeiros socorros em Juiz de Fora
TV Integração/Reprodução
Emergências podem ocorrer a qualquer momento, e saber como agir corretamente é essencial. Se um colega engasgar ou precisar de uma massagem cardíaca, agir rapidamente pode salvar uma vida. Por isso, estar preparado é fundamental, especialmente em ambientes como a sala de aula, onde os imprevistos surgem sem aviso.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Com essa proposta, o projeto ‘Suporte Básico de Vida (SBV)’, desenvolvido por alunos de medicina da Faculdade de Ciências Médicas Suprema de Juiz de Fora, leva orientações sobre primeiros socorros às escolas da cidade. A iniciativa capacita professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio, com o objetivo de garantir que todos saibam como agir quando a vida de alguém estiver em risco.
O trabalho foi apresentado no programa Integração na Universidade, exibido no MG2 desta terça-feira (8). Esta foi a terceira reportagem da série que destaca iniciativas de extensão das universidades e faculdades de Juiz de Fora e região que contribuem de alguma forma para a população.
LEIA TAMBÉM:
Integração na Universidade: MG2 mostra projeto da UFJF que leva literatura clássica e criatividade para alunos de Juiz de Fora
Integração na Universidade: MG2 destaca tratamento com toxina botulínica oferecido pelo HU-UFJF para pacientes com distúrbios neurológicos
“É um projeto grandioso, durante dez semanas, toda terça, vamos exibir no MG2 uma reportagem especial para mostrar o que está acontecendo dentro de universidades da nossa região e destacar a importância dessas instituições para o avanço da educação e o papel essencial que exercem no desenvolvimento social e econômico da nossa região”, disse a diretora de jornalismo da TV Integração, Daniela Abreu.
A TV Integração acompanhou a atuação do projeto na Escola Newton Soranço, no Bairro Ipiranga, em Juiz de Fora. Confira abaixo.
O projeto
O projeto SBV nas Escolas nasceu em 2021 com objetivo de capacitar alunos e professores dos ensinos fundamental e médio em primeiros socorros e suporte básico de vida. A ideia inicial era oferecer treinamentos que combinassem teoria e prática, para permitir que os participantes adquirissem tanto o conhecimento quanto as habilidades necessárias para lidar com emergências.
Quando a pandemia impôs limitações às atividades presenciais, a iniciativa se adaptou para o on-line.
“Criamos um canal na internet, com vídeos educativos sobre como agir corretamente em situações de emergência, além de manter uma presença ativa nas redes sociais, compartilhávamos conteúdo informativo até que fosse possível retomar os treinamentos presenciais”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Adriana Elisa Carcereri de Oliveira.
Atualmente, três anos após a criação, o SBV nas Escolas expandiu para várias cidades, e atende diversas escolas em municípios como Três Rios, Barbacena, Ponte Nova, Muriaé, Ubá, Baependi e Tocantins.
“Um marco importante para o projeto foi a sanção da Lei Municipal 141/2021, que tornou obrigatório o treinamento de primeiros socorros nas escolas, o que aumentou a responsabilidade do município – Juiz de Fora – na formação de cidadãos preparados para agir em momentos críticos”, destacou Adriana Elisa.
Mais de mil alunos atendidos
Projeto atendeu mais de 1.000 alunos em Juiz de Fora e região
TV Integração/Reprodução
Entre 2023/2024, o projeto atendeu 31 escolas, capacitou 343 educadores e treinou mais de 1.000 alunos.
Além disso, realizou workshops, produziu quatro e-books gratuitos sobre suporte básico de vida em uma linguagem acessível e publicou diversos trabalhos científicos.
As redes sociais também se mantiveram como um canal essencial para a espalhar o conhecimento.
“Com o SBV nas Escolas, seguimos nossa missão de capacitar e conscientizar a comunidade sobre a importância dos primeiros socorros e formamos uma rede cada vez mais preparada para lidar com emergências e salvar vidas”, complementou a professora.
Importância da iniciativa
Projeto de Juiz de Fora expandiu para várias cidades, e atende diversas escolas
Arquivo Pessoal
O aluno Bernardo Toledo Linares, do 7º período do curso de medicina, que exerce pelo segundo ano consecutivo o cargo de diretor do projeto, afirmou que participar da iniciativa é um privilégio durante a graduação.
“Ter contato direto com a comunidade e poder compartilhar conhecimento, sobretudo com as crianças, é enriquecedor. Sou muito grato aos que abraçam a ideia e aos que participam para levar conhecimento básico e de extrema importância a todos”.
Camila Castilho, também aluna do 7º período, comentou que a iniciativa sempre chamou atenção pelo objetivo de ensinar pessoas que não são da área da saúde a salvar vidas.
“Além disso, amo o fato de o projeto trabalhar principalmente com crianças, que estão sempre dispostas a participar de todas as dinâmicas e enriquecer ainda mais a experiência”, comentou.
Como acessar o serviço?
Para receber atendimento, é necessário entrar em contato pelo direct do Instagram @sbvnasescolas.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.