CEO de Take Two manda recado: “Os maiores sucessos nascem da criatividade humana, não da IA”

Com o avanço acelerado da inteligência artificial generativa, estúdios de games estão divididos. De um lado, há quem veja a tecnologia como uma ferramenta útil para acelerar o desenvolvimento de jogos AAA. De outro, surgem temores de que a IA possa substituir profissionais criativos — gerando desde personagens até roteiros completos.

Milhares de desenvolvedores ao redor do mundo estão preocupados com o impacto que essa tecnologia pode ter sobre seus empregos. Mas nem todo mundo compartilha dessa visão. Um nome de peso na indústria, inclusive, pensa bem diferente.

O chefão de GTA 6 não acredita que IA criará o próximo grande sucesso

gta 6

Strauss Zelnick, CEO da Take-Two Interactive — empresa dona da Rockstar Games — não vê a IA como uma ameaça criativa. Pelo contrário: ele acredita que as maiores obras dos games surgem da originalidade humana, não do reaproveitamento de dados que as inteligências artificiais utilizam.

Durante uma entrevista publicada no livro The Creative Entrepreneur, e reproduzida no Games Radar, Zelnick foi direto ao ponto:

“A IA é retrospectiva. Ela trabalha com base em dados que já existem. Mas os grandes sucessos são prospectivos, ou seja, nascem do zero. Por isso não me preocupo com a IA criando hits”

Criatividade ainda é o que move a indústria, diz Zelnick

Para o executivo, a fórmula do sucesso passa por investir em pessoas criativas e incentivar a inovação constante. “Contrate os melhores criadores. Faça com que eles trabalhem com paixão. Incentive-os a tentar coisas novas e fugir das cópias”, aconselha.

Essa visão também foi reforçada em uma entrevista à CNBC, onde Zelnick destacou: “As ferramentas podem ser digitais, mas o gênio criativo é humano. Acredito que devemos proteger e valorizar os profissionais, e inclusive remunerá-los se o trabalho deles for replicado por IA”.

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