Conheça os vencedores do EDIDA 2025

Após mais um evento marcante, é com orgulho que apresentamos os vencedores do 23º prêmio anual EDIDA, fotografados no Pavilhão de Arte Contemporânea, o PAC, em Milão – e, pela primeira vez, com a Perrier-Jouët como parceira oficial.

Confira os 15 vencedores, eleitos pelos editores-chefes da ELLE Decoration International Network. 

LEIA TAMBÉM: O ELLE DECO BRASIL DESIGN AWARDS ESTÁ DE VOLTA E COM NOVA CATEGORIA

EDIDA vencedores

Faye Toogood (foto acima) levou o prêmio de designer do ano.
Fotos: Giorgio Possenti

Designer do ano – Faye Toogood

A designer multitalentosa Faye Toogood é um dos nomes mais celebrados do design britânico. Com um impulso constante para se desafiar, ela explora e experimenta ideias não convencionais que se tornam designs para interiores, móveis e acessórios, bem como roupas altamente originais e peças esculturais. Sua linguagem em constante evolução é verdadeiramente fascinante, ao mesmo tempo em que mantém seu estilo inconfundível, que consiste em formas suaves, envolventes e primitivas, cores naturais e superfícies cruas.

O Studio Toogood, fundado em Londres, em 2008, é conhecido por sua abordagem multidisciplinar, caracterizada por combinações sem precedentes que dão origem a projetos que transcendem os limites do design em uma criatividade abrangente.

Linhas desestruturadas e alfaiataria incomum são o tema recorrente em muitas de suas coleções mais recentes, incluindo a linha de móveis Cosmic para Tacchini, que brinca com a sobreposição de elementos aconchegantes; as cadeiras e acessórios Squash para a Poltrona Frau, caracterizada por sua silhueta superousada; e a coleção de tapetes Rude para cc-tapis, na qual a sobreposição de formas, texturas e cores desempenha um papel central.

“Uma coisa que todos os meus trabalhos têm em comum é a paixão por formas e materiais, mas sempre usando abordagens diferentes para atingir resultados diferentes.” fayetoogood.com


EDIDA_vencedores

Andrés Reisinger (foto acima) foi selecionado como jovem talento do design do ano.
Fotos: Giorgio Possenti


Jovem talento do design – Andrés Reisinger

Um encontro imaginativo entre o mundo real e o digital, compreendendo elementos de arquitetura cenográfica, ambientes oníricos e paisagens sobrenaturais: um mundo aparentemente impossível, mas ao qual Andrés Reisinger consegue dar vida em seu trabalho.

De fato, é isso que torna o designer argentino que passa seu tempo entre Madri e Barcelona , ​​tão fascinante. Por um lado, objetos comuns modificados por formas distorcidas, cores fluorescentes e dimensões exageradas são reposicionados em um universo hiper-real; por outro, peças projetadas digitalmente ganham vida e se transformam em cenários, instalações 3D e móveis funcionais de verdade.

Um exemplo disso é a cadeira Hortensia (2019), uma poltrona coberta de pétalas rosa criada como uma peça de NFT e colocada em produção em 2021 pela Moooi, que se tornou um grande sucesso nas redes sociais.

No ano passado, admiramos seu mural de mosaico, inspirado na obra do surrealista René Magritte, na galeria Nilufar Lancetti, enquanto sua instalação poética Take Over Jeddah, em Jedá, na Arábia Saudita, cobriu edifícios do centro histórico da cidade de rosa (em homenagem aos artistas Christo e Jeanne-Claude, talvez?).

“Tento provocar sensações que, apesar do contexto digital, desencadeiam a memória de uma experiência física e tátil.” reisinger.studio

 

EDIDA_vencedores

O designer francês Pierre Yovanovitch ganhou o prêmio de designer de interiores do ano.
Foto: Giorgio Possenti


Designer de interiores do ano – Pierre Yovanovitch

O designer autodidata, que estudou economia, começou sua carreira criativa trabalhando em coleções masculinas para o estilista Pierre Cardin.

Em 2001, ele decidiu satisfazer sua paixão pelo design ao abrir sua própria agência em Paris. Colocou seu nome em projetos com grande personalidade, desde edifícios residenciais até sedes institucionais, com muitos hotéis, restaurantes, mansões e cenários no meio.

O que nos atrai em sua linguagem é sua extraordinária sensibilidade, muito distante de quaisquer tendências ou forma de ostentação, que vemos refletida em interiores com um forte senso de identidade.

Cada elemento selecionado, de peças de colecionadores a móveis sob medida, desempenha seu papel na criação de um todo harmonioso e único. Soluções de estilo inéditas, caracterizadas por detalhes meticulosos, linhas suaves, explosões de cor e materiais naturais como madeira, pedra e mármore, em um diálogo intenso com obras de arte e design internacionais que acenam para a abordagem sofisticada do talento criativo.

Ele lançou a marca de móveis Pierre Yovanovitch Mobilier em 2021 e posteriormente abriu galerias em Nova York e Paris, demonstrando ainda mais sua habilidade no mundo do design de interiores. pierreyovanovitch.com

 

EDIDA_vencedores

Formation 02 Smart Toilet, por Samuel Ross para Kohler
Foto: Giorgio Possenti

Banheiros

Formation 02 Smart Toilet, por Samuel Ross para Kohler

Um projeto sobre contrastes, da inovação à tradição, do futuro à pré-história, o Formation 02 representa um novo marco no mundo dos banheiros inteligentes, espertos e multifuncionais. Projetado pelo talentoso britânico Samuel Ross e produzido para a marca estadunidense Kohler, ele combina um design aparentemente rudimentar com tecnologia sofisticada e cores vibrantes. “Nosso objetivo era repensar completamente o banheiro e criar uma peça escultural que realmente se destacasse no ambiente.”

Inspirada na velocidade e na força da água e usando técnicas de moldagem ultramodernas, a peça de cerâmica e resina composta é caracterizada por sua estética brutalista sem precedentes, sua funcionalidade de alta tecnologia e sua cor incomum Haptic Orange uma marca registrada do trabalho do designer britânico. sra.kohler.com

 

EDIDA_vencedores

Cama Spherical, por Kaare Klint para Carl Hansen & Søn
Foto: Giorgio Possenti

Camas

Cama Spherical, por Kaare Klint para Carl Hansen & Søn

A Spherical está entrando em produção pela primeira vez, apesar de ter sido apresentada pelo mestre dinamarquês em 1938. A cama extraordinariamente contemporânea, inicialmente planejada para ser de solteiro, mas agora disponível como de casal, realmente causou a impressão de uma obra-prima de design e produção, inspirada nas proporções do corpo humano e desenvolvida com um layout geométrico meticuloso.

A alma da peça, como o nome sugere, é a esfera (imaginária) que “corta” os contornos da cabeceira, peseira e laterais da estrutura na própria madeira. A decisão de usar madeira de um único tronco de árvore é outro detalhe que apenas reforça a modernidade da peça, dando-lhe uma aparência uniforme e destacando a elegante textura do material. carlhansen.com

 

EDIDA_vencedores

Ame, por Teruhiro Yanagihara para Kvadrat
Foto: Giorgio Possenti

Tecidos

Ame, por Teruhiro Yanagihara para Kvadrat

Ame, que significa “chuva” em japonês, é o primeiro produto da marca dinamarquesa feito inteiramente de poliéster reciclado proveniente de resíduos têxteis. Escolha contemporânea que exibe lindamente a cultura japonesa, seu design é de fato inspirado em Sashiko, uma técnica tradicional de emenda que envolve o uso de pontos visíveis similares a gotas de chuva.

Além disso, a coleção está disponível em uma variedade de tons de marrom e terrosos (resultado da pesquisa de cores de Teruhiro Yanagihara) que evoca a arte de Kasane no Irome (‘Cores das camadas’). Essa prática, que remonta ao período Heian, fazia com que membros da corte imperial combinassem várias camadas de tecido colorido para refletir os diferentes tons das estações do tempo. kvadrat.dk

 

EDIDA_vencedores

Jardins Du Monde, por Tatiana De Nicolay para Jaipur Rugs
Foto: Giorgio Possenti

Tapetes

Jardins Du Monde, por Tatiana De Nicolay para Jaipur Rugs

A artista parisiense se inspirou no museu e jardim do filantropo Albert Kahn, lar de uma grande variedade de espécies botânicas, para criar esta gama de tapetes fascinantes, feitos à mão pelos habilidosos artesãos indianos da Jaipur Rugs. Eles têm tons suaves e estampas inspiradas em paisagens naturais de todo o mundo, de jardins zen japoneses a prados ingleses verdes e até jardins florais franceses, sem esquecer florestas, labirintos, cursos d’água e pagodes.

The Snake Song (na foto) é decorado com palmeiras Ficus e Bermudas, plantas de pimenta e ervas encontradas na vegetação rasteira, tudo combinado em uma selva fantástica na qual você quase pode ouvir as cobras tropicais sibilando. jaipurrugs.com

 

EDIDA_vencedores

Mesa Stria, por Andrea Mancuso para Nilufar
Foto: Giorgio Possenti

Mobiliário

Mesa Stria, por Andrea Mancuso para Nilufar

Uma mesa de tamanho generoso, inspirada na natureza e com um design orgânico incomum: apresentamos Stria, parte da coleção Pentimenti do designer Andrea Mancuso, que oferece uma nova abordagem à técnica de terrazzo, tradicionalmente aplicada aos pisos venezianos Seminato. O resultado? Um material forte e de toque distintamente contemporâneo, cortesia de fragmentos lineares de mármore que, dispostos em um mosaico, criam tampos de mesa e pernas esculturais que evocam as estratificações naturais das formações rochosas. nilufar.com

 

EDIDA_vencedores

Mantle, por Patricia Urquiola para Signature Kitchen Suite
Foto: Giorgio Possenti

Cozinha

Mantle, por Patricia Urquiola para Signature Kitchen Suite

Esta peça modular independente incorpora a expertise tecnológica avançada da marca sul-coreana em uma peça decorativa incomum com um toque artesanal. Uma peça com impacto real que pode se adaptar às várias demandas da vida contemporânea e se encaixar perfeitamente em vários ambientes domésticos.

Mantle, projetado por Patricia Urquiola, é uma unidade de armazenamento que incorpora linhas deliberadamente cruas e pretende ser um acessório versátil, que incorpora eletrodomésticos e espaços funcionais de forma original. As portas, revestidas em ladrilhos Cimento, feitos de um material natural, dão ao design uma sensação escultural. signaturekitchensuite.co.uk

 

EDIDA_vencedores

Lightmass ^, por Raw-Edges
Foto: Giorgio Possenti

Iluminação

Lightmass ^, por Raw-Edges

A dupla britânica criou uma coleção de iluminação poética que explora os conceitos de forma, volume e translucidez por meio de uma série de luminárias de mesa, piso e pendentes com um charme etéreo, em que a fonte de LED (um holofote colocado no chão, no teto ou em uma prateleira) ilumina a estrutura evanescente para criar a aparência de que está flutuando no ar. Grande em tamanho, mas leve em peso, esta linha não tem apenas presença de palco, mas também é altamente sustentável, com o “esqueleto” reflexivo, por exemplo, impresso em 3D e feito com uma mistura de bioplásticos e biopolímeros. light-mass.com

 

EDIDA_vencedores

Ernest, por Jean-Marie Massaud para Poliform
Foto: Giorgio Possenti

Assentos

Ernest, por Jean-Marie Massaud para Poliform

Estética e conforto são o que este sistema de assentos modulares original oferece. Um design que incorpora formas confortáveis ​​e volumes suaves e desestruturados, permitindo que vários elementos sejam manipulados para criar diferentes composições com grande poder expressivo. Cada módulo individual compreende três partes separadas que se juntam para formar o encosto e o assento, resultando em um casamento inovador de ergonomia e design, tudo envolto em um sofá modular que não apenas cria uma figura incomum, mas faz dela seu ponto forte. poliform.it

 

EDIDA_vencedores

‘1OOR’, por Hydro
Foto: Giorgio Possenti

Conquista sustentável

‘1OOR’, por Hydro

Em uma tentativa de acelerar seu compromisso com a sustentabilidade, a empresa norueguesa Hydro, especializada em processamento de alumínio extrudado e já líder mundial no desenvolvimento de energia renovável, abriu uma nova divisão de testes. Esta pesquisa, que chamou nossa atenção na Milan Design Week 2024, deu origem ao projeto ‘100R’, o primeiro alumínio extrudado produzido em escala industrial, feito inteiramente de resíduos pós-consumo e com baixas emissões de carbono.

A marca contratou sete designers internacionais, incluindo Inga Sempé, Max Lamb e Philippe Malouin, para projetar móveis e acessórios incorporando formas e cores incomuns, usando esse novo material projetado com a máxima sustentabilidade em mente, em uma tentativa de comunicar a pesquisa por trás desta nova liga.

O resultado é uma coleção, parte da qual está sendo comercializada atualmente, que combina alumínio reciclado com tons obtidos pelo processo de eco anodização. Uma prova de que o compromisso de ser ecologicamente correto pode até mesmo gerar um potencial infinito na esfera criativa. hydro.com

 

EDIDA_vencedores

Pezzente, de Gio Ponti para Venini
Foto: Giorgio Possenti

Utensílios de mesa

Pezzente, de Gio Ponti para Venini

Foi em 1946, antes da 8ª Trienal de Milão em 1947, que o mestre do design italiano voltou suas atenções para os talheres. A coleção Pezzente, de garrafas e copos, foi feita usando uma técnica inovadora que envolvia a aplicação de “patches” de vidro colorido na superfície transparente do material, criando um efeito de patchwork que tornava cada peça marcante e única. Oitenta anos depois, a Venini está dando vida ao projeto não realizado de Ponti em uma homenagem ao artesanato e à criatividade do artista. venini.com

 

EDIDA_vencedores

Egyptomania, por Louis Barthélemy para Balineum
Foto: Giorgio Possenti

Revestimentos

Egyptomania, por Louis Barthélemy para Balineum

O artista francês criou uma coleção de azulejos de cerâmica pintados à mão com um elemento incomum, lúdico e irônico. Os desenhos em relevo prestam homenagem à história do Egito Antigo ao capturar a energia, a vibração e o charme desta civilização antiga. O autor evoca cenas fantásticas de homens robustos, motivos naturalistas e animais vagando livremente, inspirando-se em imagens históricas, que ele reinterpreta aqui em uma linguagem distintamente contemporânea, com temas se destacando contra fundos multicoloridos. balineum.co.uk

 

EDIDA_vencedores

Eolie, por Gordon Guillaumier para Roda
Foto: Giorgio Possenti

Outdoor

Eolie, por Gordon Guillaumier para Roda

Um sistema que oferece uma nova maneira de viver ao ar livre usando módulos baixos de proporções cuidadosamente calculadas, que formam ilhas para proporcionar o máximo em relaxamento, com uma conexão tangível com a natureza. A coleção Eolie de espreguiçadeiras, mesas e toldos cria um verdadeiro oásis de conforto com a máxima modularidade graças à sua combinação de ripas largas de madeira iroko, que dão suporte a um acolchoamento macio e mesas laterais integradas. A coleção é caracterizada não apenas pelo seu design simples e elegante, mas também pela gama de cores dos seus tecidos de estofamento e pela sua textura e estrutura visíveis. rodaonline.com

Adicionar aos favoritos o Link permanente.