Como a inteligência artificial melhora a relação entre médicos e pacientes?

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Prontuários eletrônicos com IA agilizam o atendimento e reduzem o tempo gasto com registros manuais – Foto: Divulgação

Imagine um médico que, em vez de depender de registros físicos, utiliza um prontuário eletrônico com inteligência artificial (IA), através de um sistema online, que pode ser acessado a qualquer hora.

Essa realidade está se tornando cada vez mais comum devido ao desenvolvimento de tecnologias que estão transformando a gestão de informações médicas.

Sistemas como a Ampli IA, por exemplo, utilizam inteligência artificial para transcrever informações em tempo real, o que elimina a necessidade da digitação manual e promove uma economia de tempo de 40% no preenchimento dos registros médicos e de saúde, respeitando a LGPD.

O uso da tecnologia sem perder o olho no olho

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Com o apoio da inteligência artificial, profissionais de saúde têm acesso rápido a dados e podem dedicar mais tempo ao cuidado humanizado – Foto: Divulgação

Uma comunicação pertinente entre médicos e pacientes é um fator-chave para o sucesso do tratamento. Quando as informações são compartilhadas sem ruídos, os pacientes se sentem mais confiantes e esclarecidos sobre suas condições. Isso pode levar a melhores decisões de saúde e maior adesão ao tratamento.

A adoção de prontuários eletrônicos com IA aprimora ainda mais essa comunicação, permitindo que os profissionais de saúde acessem e analisem dados clínicos de forma rápida e conveniente.

Olha que interessante: embora a inteligência artificial esteja cada vez mais presente na medicina e na saúde, ela não veio para substituir os médicos e os profissionais da área. Na verdade, a tecnologia visa oferecer suporte lado a lado com eles.

Afinal, o conhecimento técnico, a empatia, o julgamento clínico e a capacidade de compreender nuances são características exclusivamente humanas.

Saúde sem barreiras: a teleconsulta como aliada

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A teleconsulta permite que pacientes, como idosos com dificuldade de locomoção, recebam atendimento sem sair de casa – Foto: Divulgação

Uma ferramenta interessante que facilita a vida do paciente é a teleconsulta. Imagine um idoso com dificuldades de locomoção que, ao utilizar um sistema de consulta à distância, consegue agendar a consulta virtual sem sair de casa.

Esse simples ato evita o estresse de um deslocamento até o consultório e também proporciona a ele a oportunidade de discutir suas preocupações de saúde em um ambiente familiar e confortável.

Inclusive, segundo relatório recente da OCDE, a pandemia impulsionou mudanças regulatórias e financeiras para permitir a telemedicina.

Embora o Brasil não tenha constado na lista dos 16 países analisados pela OCDE, a boa notícia é que no país já existem softwares sofisticados que possibilitam o atendimento remoto, inclusive com recursos avançados de inteligência artificial.

Funcionalidades do sistema

A Ampli IA é uma nova funcionalidade da plataforma da Amplimed, que é utilizado por mais de 70 mil profissionais de saúde no Brasil. Entre os recursos do software, estão prontuários eletrônicos com IA, teleconsulta, agenda inteligente, integração com Whatsapp, gestão financeira para profissionais de saúde, entre outros.

Agenda inteligente

Disso você já sabe: a tecnologia veio para facilitar a rotina dos profissionais de saúde. O sistema da Amplimed permite o cadastro de pacientes, a criação de um mural de recados e a redução significativa na ausência nas consultas.

Integração com Whatsapp

Ninguém gosta de enfrentar filas presenciais ou fazer uma ligação demorada para realizar um agendamento médico. A integração com o Whatsapp da Amplimed faz o disparo de lembretes de consultas automatizados, reduzindo as faltas em até 38%.

Gestão financeira

Os melhores softwares para médicos oferecem uma visão consolidada das finanças da clínica, inclusive com a geração de relatórios e o controle de pagamentos e notas fiscais em um único local. Esta ferramenta é importante para gerenciar com segurança as movimentações financeiras.

Plano terapêutico

É possível contar com a facilidade de um sistema que aprimora a trajetória do atendimento do público TEA (Transtorno do Espectro Autista). Ele integra toda a jornada, otimiza o histórico completo de terapias especiais no acompanhamento de pessoas dentro do espectro autista.

Teleconsulta

O sistema oferece uma plataforma de teleconsulta que permite atender pacientes de qualquer lugar do mundo de forma 100% remota. Isso simplifica o atendimento e proporciona uma experiência fluida.

Pagamento online

Um software que oferece funcionalidade de pagamento online visa simplificar as transações financeiras. Esse recurso permite que os usuários realizem transações de forma rápida e segura. Os estabelecimentos de saúde têm acesso a relatórios e histórico de transações, o que facilita a gestão de receitas.

Prontuário eletrônico com IA

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Com o uso da inteligência artificial no prontuário eletrônico, a tecnologia avança para tornar um atendimento mais ágil  – Foto: Divulgação

O prontuário eletrônico com inteligência artificial é uma nova funcionalidade do sistema da Amplimed, denominada Ampli IA. Ela traz uma dinâmica altamente inovadora para o atendimento na saúde, transcrevendo e eliminando a necessidade de digitar, devolvendo tempo para que o profissional de saúde consiga focar no paciente e não no teclado.

A transcrição do prontuário é automatizada e estruturada conforme a especialidade clínica. Além disso, a legibilidade dos registros muitas vezes se torna um desafio. Como a Ampli IA pode fazer o preenchimento automático das informações faladas, ela economiza até 40% do tempo necessário para anotações.

Se você deseja conhecer as soluções e essa novidade no ecossistema da saúde, aproveite para adotar a Ampli IA. Otimizar tempo e melhorar a experiência no cuidado é prioridade.

Na saúde, cada segundo faz a diferença – e a tecnologia pode otimizar esse tempo. Além da IA no prontuário eletrônico, a Amplimed conecta todo o ecossistema da saúde, eliminando complexidades na gestão clínica.

O sistema completo reduz processos manuais, melhora a comunicação entre profissionais e pacientes e facilita o acesso às informações essenciais para um atendimento mais ágil, humanizado e eficaz.

Para saber mais, acesse o site e as redes sociais da Amplimed.

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