Com 100 dias de gestão, Prefeito de Blumenau reforça meta de fazer cidade a mais segura do país

Nesta quinta-feira (10), os prefeitos eleitos nas eleições municipais de 2024, completam 100 dias de mandato. Em entrevista ao Balanço Geral da NDTV Record, o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), falou sobre as principais ações realizadas nestes primeiros meses do ano à frente da terceira maior cidade de Santa Catarina.

‘Quero tornar Blumenau a cidade mais segura do país’, com 100 dias de governo, prefeito Egidio reforça compromisso com segurança

Imagem mostra prefeito de Blumenau Egidio Ferrari e apresentador do Balanço Geral da NDTV Record conversando sobre os 100 dias do governo

Prefeito Egidio Ferrari completa 100 dias de governo e reforça compromisso com segurança pública – Foto: Larissa da Silva/NDTV Record

Em busca de Blumenau ter o título de cidade mais segura do país, o prefeito Egidio afirmou que a segurança vai ser prioridade no governo. As ações vão iniciar com modernização da iluminação pública e videomonitoramento por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Prefeito de Blumenau fará ‘Muralha’ de segurança

De acordo com o prefeito, 100% das luminárias de iluminação pública serão substituídas por LED, reduzindo o consumo de energia em 50% e implantando também um sistema de telegestão para monitorar em tempo real. A previsão é de uma economia de R$ 6,6 milhões por ano.

“Vamos modernizar nossos serviços, integrar tecnologia e dar um passo definitivo para fazer de Blumenau a cidade mais segura do Brasil”, afirmou o prefeito.

A atual Administração também garantiu a implantação a chamada ‘Muralha Digital’, que terá um sistema integrado de segurança. A prefeitura pretende instalar câmeras em todas as entradas e saídas do município.

A tecnologia vai permitir o monitoramento em tempo real de veículos suspeitos, clonados ou com registro de furto e roubo, além de otimizar a gestão do trânsito.

Imagem mostra prefeito de Blumenau Egidio Ferrari durante entrevista ao Balanço Geral da NDTV Record sobre os 100 dias de governo

Prefeito de Blumenau quer fazer cercamento de segurança com câmeras espalhadas em pontos estratégicos na cidade – Foto: Larissa da Silva/NDTV Record

A medida também deve estar presente nos centros de educação de Blumenau, com o ‘Muralha Escolar’. O projeto vai funcionar por meio de câmeras nos arredores dos educandários, monitorando a circulação de pessoas no ambiente.

“Qualquer movimentação suspeita poderá ser identificada e reportada em tempo real para o CCO (Centro de Controle Operacional), permitindo uma ação rápida das autoridades”.

O investimento inicial previsto pela prefeitura para essa PPP é de R$ 84 milhões, custeado pela Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). A concessão terá duração de 25 anos e a implantação está prevista para até um ano após a assinatura do contrato.

“Faremos um grande cercamento e as câmeras serão instaladas em pontos estratégicos considerando o que a Polícia Militar e Civil indicar, pois são eles que conhecem de verdade onde estão as fragilidades na segurança da cidade”, explicou o prefeito.

Abordagem social continua na mira do prefeito de Blumenau

Até o momento foram feitas 1.240 abordagens para pessoas em situação de rua, sendo 727 pessoas diferentes atendidas. Destas, 155 são naturais de Blumenau e 572 de outras regiões.

“Blumenau não é uma cidade para viver nas ruas. Se a pessoa quiser comer, dormir, tomar banho e trabalhar, ela pode, a prefeitura oferece tudo isso. A ação será expandida por todos os bairros da cidade, sem prazo para acabar”.

De acordo com a Prefeitura de Blumenau, a abordagem social O objetivo da lei é humanizar o tratamento dessas pessoas com foco na recuperação e na inserção na família, trabalho e comunidade, numa perspectiva de atendimento integrado entre as políticas de saúde e de assistência social.

As internações involuntárias, ou seja, obrigatória, passam por indicação e avaliação da Câmara Técnica entre Saúde e Assistência Social. A ação não pode ser em comunidades terapêuticas, mas sim em ambiente hospitalar e por no máximo 90 dias.

O tratamento oferece assistência integral à pessoa com dependência de drogas ou com sofrimento ou transtorno mental, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais, de lazer e outros necessários.

Saiba mais sobre outras ações realizadas nos primeiros 100 dias de governo

https://ndmais.com.br/noticias/prefeito-de-blumenau-fala-sobre-os-100-dias-de-governo/

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.