Surf no asfalto e BR interditada: chuva em SC ultrapassa 100 mm e liga alerta em cidades

Registro de alagamento em Jaguaruna, no Sul do estado

Alagamento registrado em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina – Foto: Cidade Alerta/NDTV

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina, desde a noite da quarta-feira (9), provocam alagamentos em diversas regiões e municípios do Estado. Imbituba, no Litoral Sul, foi a região mais castigada até o momento, seguida por Florianópolis.

Às 18h30 desta quinta-feira (10), Imbituba acumulava 123 milímetros de precipitação. A capital catarinense também ultrapassava os 120 milímetros no mesmo período. Palhoça, São José e Laguna foram outras cidades que registraram alta incidência de chuva em SC.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Santa Catarina segue em alerta amarelo para chuvas intensas na sexta-feira (11). Os sistemas de baixa pressão sobre o continente devem manter tempo instável, com precipitações que podem alcançar 30 mm/hora ou 50 mm/dia em algumas regiões.

Bloqueio da BR-101

Com as fortes chuvas, a BR-101 foi fechada às 21h desta quinta-feira (10) na região do Morro dos Cavalos. Segundo a Arteris Litoral Sul, empresa que administra o trecho da BR-101, a interrupção do trânsito é uma medida de prevenção e segurança e não tem previsão de liberação. A empresa prometeu “monitorar o trecho” ao longo do tempo até a liberação da rodovia.

Com a forte chuva em SC, a BR-101 foi fechada às 21h desta quinta-feira (10) na região do Morro dos Cavalos

Com a forte chuva em SC, a BR-101 foi fechada às 21h desta quinta-feira (10) na região do Morro dos Cavalos – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação

Florianópolis

Em Florianópolis, foram registrados pontos de alagamento nas regiões Sul, Leste e Norte da Ilha, com destaque para bairros como Campeche e Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho, e Ingleses. Na Cachoeira do Bom Jesus, um surfista se arriscou com a prancha no asfalto alagado e… surfou.


Surfista aproveitou alagamento para ‘surfar’ no asfalto em Florianópolis – Vídeo: Floripa Mil Grau

Caminhões hidrojato foram enviados pela prefeitura para esses locais para auxiliar no escoamento da água. O Grupo de Respostas aos Desastres, formado por equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Secretaria de Infraestrutura, atuou nas ocorrências registradas.

A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados, especialmente em áreas de encosta, com risco de deslizamentos e alagamentos devido ao solo encharcado.

Veja ponto de alagamento em Florianópolis:

Em Florianópolis, choveu mais de 120 milímetros nas últimas 24 horas – Vídeo: Cidade Alerta/NDTV

Transtornos pelo estado

  • Em Jaguaruna, postos de saúde tiveram atendimentos prejudicados, uma casa foi interditada e várias vias públicas apresentaram alagamentos.
  • Em Imbituba, residências foram atingidas pelas águas, embora não haja registro de desabrigados.
  • O município mais afetado foi Imaruí, onde imagens mostram o mercado municipal invadido pela água e várias ruas completamente alagadas.

As áreas sob alerta incluem o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e partes da Serra do Planalto Sul, onde há risco alto de alagamentos e enxurradas.

Com as instabilidades previstas para continuar, as autoridades reforçam o chamado para que a população redobre os cuidados, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a alagamentos.

Veja os principais acumulados de chuva nas cidades catarinenses

Imbituba e Florianópolis ultrapassaram 100 milímetros em 24h até as 18h32 desta quinta-feira – Foto: Defesa Civil de SC/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.