PróAmazônia busca projetos em cooperação com países amazônicos

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com chamada pública aberta para o Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (PróAmazônia) no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

A chamada contempla um total de R$ 33,5 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e tem como objetivo financiar projetos que promovam avanços significativos nas áreas de ciência e tecnologia para a região amazônica. A chamada busca consolidar a base científica da Amazônia, incentivando a pesquisa aplicada e promovendo a cooperação internacional. Por isso, a coordenação do projeto deve, necessariamente, ser realizada por instituição sediada na região da Amazônia Legal brasileira e o projeto deverá ser realizado em parceria com pelo menos uma instituição estrangeira, sediada em um dos países da OTCA.

O foco está na valorização do conhecimento científico e na busca do bem-estar das populações amazônicas, contribuindo para a preservação dos recursos naturais da região. Entre as áreas prioritárias, destacam-se: mudanças climáticas, cadeias produtivas da sociobiodiversidade, biotecnologia, recuperação de ecossistemas, inteligência artificial aplicada aos desafios da Amazônia, geração de energia renovável e saúde da população amazônica.

As propostas podem ser submetidas até 10 de junho de 2025. O resultado preliminar será anunciado em julho, com a possibilidade de interposição de recursos antes da publicação final.

Acesse o edital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.