Ubisoft diz que jogadores nunca foram donos de The Crew

A Ubisoft respondeu oficialmente ao processo movido por jogadores nos Estados Unidos após o encerramento dos servidores de The Crew, jogo de corrida lançado em 2014. A empresa afirmou que os usuários nunca compraram a propriedade total do game, mas sim uma licença limitada de acesso.

O título foi desativado em março de 2024, tornando-se completamente injogável por depender de conexão online constante. A medida reacendeu debates sobre a fragilidade do formato digital e os direitos do consumidor quando se trata de jogos conectados à nuvem.

A origem do processo contra a Ubisoft

A ação foi movida em novembro de 2024 por dois usuários na Califórnia. Eles alegam que a Ubisoft enganou os compradores ao não deixar claro que The Crew era apenas uma licença temporária, e não um produto com posse definitiva. Além disso, os jogadores afirmam que não havia transparência suficiente sobre o fim do suporte e a retirada do game até das bibliotecas dos usuários na plataforma Ubisoft Connect.

Em fevereiro de 2025, a Ubisoft entrou com um pedido de arquivamento do processo. No documento, a empresa sustenta que os consumidores foram informados, no momento da compra, sobre a natureza da licença. Segundo os advogados, “os consumidores receberam o que foi prometido”.

Embalagens e moedas virtuais agravam o cenário

Os autores da ação voltaram à Justiça em março com uma nova acusação: as moedas virtuais vendidas em The Crew funcionariam, na prática, como vales-presente, que não podem expirar segundo as leis da Califórnia. No entanto, com o encerramento do jogo, todo o saldo das moedas perdeu o valor — o que, segundo eles, configura uma violação legal.

Outro detalhe curioso levantado pelos jogadores: as embalagens físicas do jogo indicam que os códigos de ativação só expiram em 2099. Para os autores, essa data implicava que o acesso ao jogo também estaria garantido por décadas, o que não ocorreu.

Ubisoft tem prazo para responder até o fim de abril

A Ubisoft ainda não respondeu à versão atualizada do processo, mas tem até 29 de abril de 2025 para se manifestar novamente na Justiça. Enquanto isso, a polêmica levanta discussões cada vez mais relevantes sobre a preservação dos games e o que realmente significa “comprar” um jogo digital em 2025.

The Crew saiu do ar — e da estante digital

Lançado em 2014, The Crew foi um dos primeiros títulos da geração PS4/Xbox One a apostar em um mundo aberto totalmente online para jogos de corrida. Seu fim repete o destino de títulos como Driveclub, Project CARS e Forza Motorsport 7, que também foram removidos de lojas e servidores.

Como forma de compensação, a Ubisoft chegou a colocar The Crew 2 em promoção e adicionou modos offline tanto nele quanto em The Crew Motorfest. Ainda assim, para muitos jogadores, isso não apaga a sensação de terem perdido o acesso a um jogo que acreditavam ser seu.

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