Projeto SDE Minas desembarca com o “Trem do Desenvolvimento” na FELINJU


A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Codemge e ADESIAP MINAS Denis Donato – Diretor-executivo da ADESIAP MINAS. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Codemge e ADESIAP MINAS Denis Donato – Diretor-executivo da ADESIAP MINAS. Bernardo Santos, Secretário de Comunicação do ESTADO. Lucas Pitta, Diretor da Codemge. Mila Corrêa da Costa, Secretária de Desenvolvimento Econômico do estado – Crédito: Espaço Vivo Comunicação

A Semana de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SDE Minas) ganhou destaque em 2024 ao percorrer 12 municípios, consolidando-se como uma iniciativa de fomento ao empreendedorismo e à inovação no Estado. Neste ano, o projeto expande suas ações para 23 cidades mineiras, começando pela Estação Juruaia, com a 28ª edição da FELINJU, tradicional Feira de Lingerie do município. O projeto, que é uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Codemge e a ADESIAP MINAS, chega à FELINJU com aporte financeiro, capacitação profissional e integração regional.
Sob o conceito “Trem do Desenvolvimento que Conecta Minas Gerais”, como uma locomotiva que impulsiona o progresso, a SDE Minas levará capacitação, negócios e políticas públicas a cada região, transformando cada município em uma estação estratégica de crescimento. Os vagões simbolizam as soluções entregues pelo projeto, descarregando conhecimento, conexões e ferramentas para alavancar os negócios locais. E os trilhos representam a base sólida de associativismo e parcerias que sustentam a iniciativa.
Denis Donato – Diretor-executivo da ADESIAP MINAS, Lucas Pitta, Diretor da Codemge – Crédito: Espaço Vivo Comunicação

A SDE Minas é guiada pelos valores do SERVIR: Sinergia, Ética, Respeito, Verdade, Inovação e Relacionamento. A equipe atua como articuladora entre empresários, sociedade civil e o governo estadual, promovendo redes colaborativas que valorizam as potencialidades locais.
Com foco no associativismo, o projeto apoia eventos setoriais e multissetoriais, absorvendo custos, oferecendo serviços e gerando oportunidades que fortalecem as relações entre o empresariado e o poder público. O objetivo principal é ampliar os resultados dos eventos, respeitando o protagonismo local e contribuindo para um impacto econômico ainda maior.
Lucas Pitta, diretor da Codemge, destaca a importância da iniciativa:
“A SDE Minas é uma estratégia para potencializar o associativismo e facilitar o acesso dos pequenos empreendedores a políticas públicas, crédito e capacitação. A Codemge, agora um agente de fomento, conecta territórios e secretarias estaduais, garantindo que programas como o ‘Minas Livre para Crescer’ cheguem à ponta. Nosso objetivo é expandir o projeto de forma sustentável, fortalecendo a economia mineira e, no futuro, transformando-o em modelo para todo o Brasil.”
Denis Donato, diretor-executivo da ADESIAP MINAS, ressalta a integração do projeto com as esferas públicas.
“A SDE Minas conecta o Estado, os municípios, a iniciativa privada e o terceiro setor em um propósito único: desenvolver os territórios. Para participar, é essencial um ambiente favorável ao empreendedorismo, com governança local fortalecida. O crescimento do projeto, de 12 para 23 cidades, mostra seu impacto e credibilidade.”
Locomotiva SDE Minas – inspiração no trem da cidade de Tiradentes/MG – Crédito: Espaço Vivo Comunicação

Sobre a FELINJU 2025
A 28ª edição da FELINJU será realizada nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Centro de Eventos EXPOJU, em Juruaia. A solenidade de abertura acontece no dia 10, às 10h, com a presença do vice-governador Mateus Simões, patrono da edição, e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, embaixador do evento.
Mais informações estão disponíveis no site oficial: felinjujuruaia.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.