Polícia Civil de Blumenau cumpre mandado em investigação sobre desaparecimento de gatos

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigações Criminais (DIC) e da Delegacia de Proteção Animal (DPA) de Blumenau, cumpriu um mandado de busca e apreensão nesta sexta-feira (11),  em uma investigação que apura o desaparecimento de gatos na cidade.

O investigado, um homem de 40 anos, foi localizado no seu local de trabalho e, em seguida, acompanhado até sua residência, no bairro Itoupavazinha. A diligência foi realizada com o objetivo de reunir mais provas sobre o desaparecimento dos felinos e possíveis maus-tratos.

Desaparecimento de gatos

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em investigação de desaparecimento de gatos – Foto: Reprodução/ND

Suspeito teria adotado cerca de 14 gatos

Durante a busca, a polícia encontrou diversos itens relacionados ao cuidado de felinos, incluindo potes para ração e água, saco de ração e outros materiais que foram apreendidos. Além disso, um aparelho celular do suspeito também foi recolhido para perícia.

Embora o Poder Judiciário tenha negado o pedido de prisão preventiva do investigado, foi determinada a proibição de que ele possa manter ou adotar novos animais. A medida visa garantir a proteção dos animais.

A diligência foi autorizada pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Blumenau, e a investigação continua, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do desaparecimento dos gatos e possíveis envolvimentos em outros casos semelhantes.

A DPA reforçou que o trabalho da Polícia Civil segue em andamento e pediu à população que colabore com qualquer informação que possa auxiliar na apuração do caso.

Relembre o caso

Em março deste ano, protetores e doadores de animais denunciaram um morador de Blumenau, no Vale do Itajaí, após constatarem o desaparecimento de gatos recém-adotados por ele.

Desaparecimento de gatos é investigado pela polícia em Blumenau – Foto: Reprodução/ND

O caso repercutiu em comunidades de adoção de gatos nas redes sociais, que apontaram que o homem, morador do bairro Itoupavazinha, adotou diversos filhotes de fontes diferentes. Ao ser questionado sobre a adaptação dos felinos, ele não retornava ou falava sobre o paradeiro dos animais.

Desaparecimento de gatos é apurado pela Polícia Civil

O suspeito foi ouvido pela Polícia por duas vezes. Na última versão, ele teria dito que não conseguiu manter os gatos após a adoção e que, por isso, os abandonou na rua. Segundo a investigação, cerca de 14 gatos teriam sido adotados pelo homem.

“A gente acha que é uma versão inverossímil, que ele está mentindo, mas a princípio a gente não consegue indicar algo relacionado à magia negra, ou que ele estaria dando [como alimento] para animal peçonhento. O caso está bem nebuloso”, explicou Diogo.

O Disque Denúncia 181 permanece disponível para que a comunidade possa encaminhar informações sobre maus-tratos ou outros crimes relacionados ao bem-estar animal, com garantia de total sigilo.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.